O trigésimo primeiro Festivale teve como tema: Teatro e Democracia, por quê? Para abrir uma canal de diálogos e reflexões sobre estas temáticas, o que se mostrou extremamente pontual e necessário, principalmente diante do atual golpe a Democracia, em detrimento do povo. Ambos sistemas (Teatro e Democracia) surgiram na Grécia Antiga e foram cruciais para o desenvolvimento organizacional das sociedades e na fundamentação das artes cênicas. Esta edição do festival foi composta por 30 espetáculos de teatro, com o objetivo costumeiro de proporcionar uma amostra panorâmica das produções nacionais e reginais, entre convidados e selecionados por meio de edital, além das palestras, oficinas, exposição, entre outras atividades espelhada nos palcos, ruas e praças do município de São José dos Campos. E seria um despautério a ausência do Grupo/Instituto Pombas Urbanas neste Festival/Manifesto.
O espetáculo “Era Uma Vez Um Rei”, adaptado de Oscar Castro pelo Pombas, na manhã do domingo, 4/9, além de encantar crianças de todas as idades, expôs de maneira poética, lúdica, didática e pedagógica, as relações de poder na monarquia, império, e democracia.
https://youtu.be/wSpRGLKoswM
Conheça o Instituto Pombas Urbanas:
O Instituto foi criado em setembro de 2002, pelo Grupo de Teatro Pombas Urbanas, que é fruto do desenvolvimento do projeto Semear Asas, a partir do ano de 1989, idealizado pelo ator, diretor e dramaturgo peruano, Lino Rojas (1942 – 2005). O Grupo consolidou-se e se tornou referência no trabalho de Teatro em Comunidade, caracterizado por ser feito para, com e na comunidade. Em 2004, o Instituto Pombas Urbanas, através de contato com a COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação, inicia a ocupação de um galpão de 1.600m², abandonado situado na principal avenida do bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital de São Paulo. Neste ano (2016) o Instituto e a COHAB-SP assinaram publicamente o termo que acrescenta mais 20 anos ao atual contrato de comodato que cede ao Instituto o direito de uso do espaço para realização de ações culturais junto à comunidade. Com esta ampliação, o termo de comodato estende-se até 2044. Uma vitória na luta pela preservação, ampliação e continuidade de espaços culturais na periferia da cidade de São Paulo. O espaço, é denominado como Centro Cultural Arte em Construção e torna-se sede do Instituto que inicia uma intensa revitalização física no local e uma série de projetos de formação artística e de público. O Instituto Pombas Urbanas tem seu principal foco de atuação na Cultura, mas também desenvolve projetos alinhados as temáticas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, entre outros. Ao longo de seus dez anos de atuação no bairro, três coletivos foram formados e atuam diretamente nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Arte em Construção. São eles: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e Grupo de Circo Teatro Palombar. Para Saber mais sobre o grupo, acesse: institutopombasurbanas.org.br
Faça um comentário