Eu vi “Abaporu”

 

Eu vi “Abaporu”

 

Estar diante de “Abaporu” da Tarsila Amaral, foi muito emocionante. Quem diria que essa tela tão bela poderia estar tão longe e tão perto. Longe porque não está no Brasil e perto porque ela pertence a uma ilustre filha do Brasil e estou diante dela, num momento de surpresa e encantamento.
O quadro que tornou-se um símbolo do Modernismo Brasileiro, que foi a inspiração para o Movimento antropofágico, o próprio nome da obra já sugere isso: – As palavras “aba” e “poru” – “homem que come” está aqui diante de mim, num instante mágico.
Hoje considerado o quadro mais valioso da arte brasileira, foi vendido por várias vezes até chegar à mão do colecionador Érico Stickel (1920-2004). Em 1984, o galerista Raul Forbes comprou o quadro por US$ 250 mil – então o valor mais caro já pago por uma pintura brasileira. Em 1995, Forbes decidiu leiloar Abaporu na famosa Christie’s, em Nova York. Foi arrematada pelo empresário argentino Eduardo Constantini, por US$ 1,35 milhão.
Constantini criou o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o MALBA e fez a doação da sua coleção para este museu.

O MALBA é um museu da cidade de Buenos Aires…além de ver “Abaporu” vi também os quadros de Botero, do qual sou muito fã, Frida Kahlo, Di Cavalcanti, Diego Rivera e outros artistas. Paguei 2000 pesos argentinos para entrar no Malba e visitar as obras que gosto muito. Existem quadros de vários artistas de toda América Latina, mas fiquei encantada com a obra dos brasileiros em exposição.

Vou colocar algumas imagens, porque é impossível colocar todas…

Elizabeth de Souza
010923

Tarsila do Amaral

 

Frida Khalo

 

Malba

 

Transformação Social

 

Exemplos de alguns brasileiros

3 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*