Gotham City é aqui?
Esta semana, ao entrar no twitter (ainda considero twitter e não X) qual não foi minha surpresa ao ver nos trending topics “Hell de Janeiro”. Sim, agora estão usando essa expressão para se referir a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.
São tantos acontecimentos mágicos e trágicos nesta cidade onde o Cristo está de braços abertos, assim como o carioca tem os braços abertos para receber os visitantes de todo o Brasil e o mundo. A beleza da cidade em contraste com a turbulência urbana que tem uma mistura de classes sociais bem definidas, mostrando as faces de um capitalismo desenfreado e sem critérios. O cidadão carioca é de uma gentileza sem igual e também o malandro cantado e declamado em poemas e canções.
Mas no momento, abandonados pelo estado, os cidadãos sofrem a violência, o roubo, o tráfico e as milícias que tomaram conta da metrópole de uma forma arrasadora. E onde o Estado está? Sei lá!
Lembram de Gotham City quando a violência e os piores criminosos tomaram conta das ruas da cidade, um verdadeiro caos? Um cenário devastador onde se matavam pessoas sem motivos e a justiça não conseguia dar conta de solucionar os casos? É neste cenário que aparece o Batman, que por um lado era considerado um herói e por outro lado era um ser que determinava o destino de muitos, afinal era ele quem decidia quem era o criminoso e o que deveria ser feito. Muitas controvérsias!
Os crimes e a violência despertam o instinto de mais violência e foi depois de atacarem um idoso em Copacabana, que alguns moradores revoltados, criaram um grupo para atacar os que cometem esses crimes. As correntes de whatsapp facilitam os encontros e as bolhas dos que simpatizam com a causa.
Mas fazer justiça com as próprias mãos também é um crime e já estão atacando como se fossem justiceiros nas ruas de Hell de Janeiro. Uma guerra urbana florescendo sem flores. Isso é assustador porque o estado nada faz. A temperatura subindo vai sobrar para os mais fragilizados e as minorias – o perigo é justiceiros cometendo injustiças, vão apontar, julgar, condenar e executar a pena sem os parâmetros de leis e jurisdição, de forma que vai gerar mais violência ainda e atingir pessoas inocentes.
Essa é a faísca de uma guerra urbana perigosa e o povo que está indo para o trabalho, os que usam o transporte público e os moradores de rua é que vão sofrer as consequências, isso sem falar de pessoas comuns que podem ser confundidas ou apenas apontadas de forma aleatória.
Onde está a segurança pública? Sei lá! O povo do Rio de Janeiro não tem paz.
Solidariedade as pessoas do Rio de Janeiro que sofrem numa cidade sem lei e sem estado.
Elizabeth de Souza
061223
Tem um festival no Rio de Janeiro com esse nome:
http://www.helldejaneirofestival.com.br/Festival2023.html
https://www.instagram.com/charges_do_denny/
A que ponto chegamos…