Grupo Boneco Vivo apresenta Rapsódia da Banana-da-Terra
Rapsódia Banana-da-Terra é uma presepada teatral com artistas de carne e osso (mais osso que carne) e bonecos em um ato, uma chegada e uma partida. Teatro musical popular brasileiro para a infância e a juventude, inspirado em conto popular acumulativo da tradição oral brasileira, com variações em outras línguas e versões universais; Folguedo dramático musical, cantado e bailado, com roteiro aberto, atores/atrizes, bonecos, objetos e formas animadas.
O espetáculo, de Luiz Carlos Laranjeiras, propõe diálogos entre a tradição oral e a teatralidade popular, valorizar o caráter lúdico, o sentido de jogo, a brincadeira de fazer teatro com os bonecos, objetos e materiais no quintal, com música, cantoria, poesia, presepada e roda dança para saciar as demandas de apresentação, recepção e experiência estética do público com espetáculos de rua. Escrito originalmente para apresentação ao vivo, presencial, com atores/atrizes, bonecos e relação de jogo com o público.
A construção do espetáculo foi viabilizada pela premiação no Edital de Criação de Espetáculo do Fundo Municipal de Cultura, ao projeto do grupo boneco vivo que também propôs a circulação em escolas públicas de São José dos Campos.
O Grupo Boneco Vivo nasceu a partir da formação do núcleo de estudos Mamulengar. A influência estética e temática da cultura popular do grupo, teve seu início em 2000, a partir de uma provocação feita pelas fundadoras do Museu do Folclore: Ângela Savastano e Yolanda Borgoff. A pesquisa inicial desse coletivo se deu nos bairros periféricos joseenses, Dom Pedro II e Campo dos Alemães, e teve como resultado o entrudo Bloco dos Mamulengos, com oficinas de construção de bonecões, bonecos de vareta, boizinhos, burrinhos, banda de bate lata. Esse bloco foi realizado com a comunidade e apoio de vários artistas locais como: Dona Lourdes, Claudio Luiz, Gislene Medeiros, Érica Gisel Rocha e Meire Pedroso. O Grupo Boneco Vivo circula com espetáculo A Fabulosa caravana de Seu Malaquias, com elenco: Vivian Rau, Cris Alvim, Jade Magalhães, Moringa, George Furlan e Carlos Césare, e agora apresenta seu novo trabalho: Rapsódia da Banana-da-Terra.
Ficha Técnica:
Direção: Vivian Rau
Direção Musical: Márcio de Oliveira
Dramaturgia e Orientação Cênica: Luiz Carlos Laranjeiras
Bonecos, cenário e figurino: Grupo Boneco Vivo
Elenco: Cris Alvim, Vivian Rau, Carlos Cesare, George Furlan, Márcio de Oliveira, Moringa D’Xoroquê e Túlio Macedo
Confira as próximas apresentações em: @mgrupobonecovivo.
Jornalista: 0083121/SP
Faça um comentário