Grupo Pandora de Teatro apresenta “Relicário de Concreto”

Relicário de Concreto - Foto Alex Santana

Grupo Pandora de Teatro apresenta “Relicário de Concreto” na Ocupação Artística Canhoba, em Perus

“Relicário de Concreto” recorda a história da primeira fábrica de cimento do Brasil e mostra como uma greve que durou sete anos – organizada pelos operários em plena ditadura militar – influenciou a vida dos moradores do bairro de Perus.

Espetáculo marcante na trajetória do Grupo Pandora aprofunda a pesquisa em Teatro, Memória e Território

De 29 de junho a 02 de julho de 2024, (sábado a segunda-feira), sempre às 19h, com entrada gratuita, o Grupo Pandora de Teatro (@grupopandoradeteatro) realiza uma temporada do espetáculo de teatro adulto “Relicário de Concreto” em sua sede, a Ocupação Artística Canhoba (@ocupacaoartisticacanhoba), que fica na Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus, Zona Noroeste de São Paulo – SP.

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados através da plataforma Sympla.

As apresentações fazem parte de uma grande temporada que o grupo está realizando ao longo do ano de 2024, celebrando seus 20 anos de história.

O espetáculo “Relicário de Concreto” é inspirado nas memórias dos trabalhadores da Fábrica de Cimento Portland Perus, que foi inaugurada em 1926, sendo a primeira fábrica de cimento do Brasil a atingir uma produção em larga escala, além de ter sido a maior fornecedora de cimento para todo o país na primeira metade do século XX, contribuindo diretamente com a verticalização da cidade de São Paulo.

A Fábrica de Cimento Portland Perus é um símbolo de movimentos de resistência, tendo o maior período de greve operária já registrado, a “Greve dos Queixadas” (1962-1969), movimento que se estendeu por 7 (sete) anos. Este acontecimento influencia gerações e marca a história do bairro de Perus, localizado na periferia da capital paulista.

No enredo, um jovem poeta sai em busca de emprego. Ao entrar em um prédio abandonado, ele depara-se com diversas memórias do espaço, apresentadas pelas lanternas de um vigia. Sem narrativa linear, a peça cruza o passado e o presente, exibindo críticas à insalubridade do trabalho industrial e à imprensa sensacionalista, retratando as escolhas difíceis enfrentadas pelos operários durante a greve.

As ações são do projeto “Pandora 20 Anos – Firmeza Permanente” contemplado na 41° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura, com o qual o grupo comemora 20 anos de pesquisa contínua no bairro de Perus – SP.

Com intensa produção artística, o coletivo aborda em suas criações temáticas pertinentes à história do Bairro de Perus e do Brasil, suas injustiças sociais e suas problemáticas, através de uma invenção poética que exalta a força da teatralidade.

Informações: www.grupopandoradeteatro.com.brwww.facebook.com/grupopandora.deteatro e

www.instagram.com/grupopandoradeteatro

Ficha Técnica – Direção: Lucas Vitorino. Dramaturgia: Vince Vinnus. Elenco: Caroline Alves, Cristian Montini, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Cenografia e Figurino: Grupo Pandora de Teatro. Operação de som e luz: Lucas Vitorino e Thalita Duarte. Produção: Thalita Duarte.

Relicário de Concreto – Foto Alex Santana

Serviço: Espetáculo “Relicário de Concreto”

Com Grupo Pandora de Teatro

Sinopse: Inspirado nas memórias dos trabalhadores da Fábrica de Cimento Portland Perus e na Greve dos Queixadas. Jovem procura emprego em uma fábrica de cimento, vê-se enredado por uma atmosfera de sonho e memória, onde cenas de um passado não muito distante irão misturar-se às suas angústias e preocupações modernas.Passado e presente apresentam-se em uma única trajetória lírica, poética, onde a dualidade Queixada/Pelego é extrapolada em cenas e fragmentos de uma complexa rede de relações.

Duração: 70 minutos

Grátis – Classificação indicativa: 10 anos

Quando: 29 de junho à 02 de julho de 2024 (sábado, domingo, segunda e terça-feira)

Horário: às 19h

Onde: Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora – Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus, Zona Noroeste de São Paulo – SP

Ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/grupopandoradeteatro

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Whatsapp 1199568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*