Homenagem aos poetas Joseenses
Homenagem aos poetas Joseenses, idealizado por José Omar de Carvalho.
Fica numa rua sem saída em frente ao hospital Antoninho da Rocha Marmo em São José dos Campos SP.
Enfim a Cidade das Palavras, lugar interessante para se fazer sarau num sábado de manhã.
A Cidade das palavras está aí…neste dia da passagem de Lygia Fagundes Telles, quando inicio a leitura do livro de poemas de Meire Pedroso, Tempos TCHAPEQUARA.
Grata leitura num domingo de frente a linha de trem na Vila Industrial na última rua do bairro ou a primeira. Hoje subi algumas fotos da minha velha câmera Sony.
A foto é de onde se tem a estátua em Homenagem ao Poeta Joseense, realizado por José Omar de Carvalho, poeta, com apoio do jornalista Luiz Paulo Costa, na época vereador. Tivemos o prazer de conhecer Zé Omar numa reunião da Comissão de Literatura, num sábado à tarde de 1993. Espaços como a Comissão de Literatura oxigenavam as artes e culturas da cidade. Ao menos eu, tenho a carência de encontros como aqueles nos dias de hoje. Na época Reinaldo de Sá e Moraes juntavam jovens interessados em literatura. Estávamos lá, uma geração de amigos. Sei que os tempos são outros, mas cabe a nós ativistas da cultura e arte fazer estes ajuntamentos de pessoas. A palavra “projeto” me cansa, sou um cidadão que quer ver encontros de amantes das artes, ativistas sociais. Deixemos as vaidades de lado. A vida é curta. Encontros como aqueles e outros nos fazem bem à alma. O espaço está lá. A cidade é cheia de parques. Para se criar pontos de encontros, encontros de artes, reflexão, ativismo social. A cidade é repleta de coletivos.
Vamos nos embebedar de saberes.
Viva Baco, Dionísio!
João Carlos Faria
Grupo Cidade das Palavras
Gaia – literatura, filosofia e arte
Ótima sugestão Joka. Precisamos de espaços informais para fazer e divulgar arte e cultura de um modo geral. Ficar limitados aos espaços “chapa branca” só faz empobrecer a cultura.
Grande poeta! Grandes palavras! Grande atitude a nossa Literatura Conterrânea.