InSITU: Exposição coletiva com curadoria de Francela Carrera e produção de Paulo Henrique Rosa.
A Galeria Poente tem o prazer de convidar para a abertura da exposição coletiva InSITU, um marco na trajetória da galeria e o resultado de um intenso processo de mentoria com sete artistas visuais. Sob a curadoria de Francela Carrera e a produção de Paulo Henrique Rosa, idealizador da Galeria Poente, esta exposição é fruto de cerca de 4 meses de trabalho dedicado e imersivo, no qual os artistas exploraram e expandiram suas práticas criativas.
A segunda edição da Mentoria Poente foi conduzida por Francela Carrera, que estruturou um grupo de estudos focado na compreensão da carreira artística de maneira realista e prática. O programa ofereceu ferramentas concretas para a inserção dos artistas no campo profissional, tanto no desenvolvimento criativo quanto no entendimento das dinâmicas do mercado de arte. Ao longo de cerca de 4 meses, os sete participantes receberam acompanhamento grupal e individual, permitindo que cada um aprofundasse suas necessidades criativas e profissionais. Além disso, o produtor cultural Paulo Henrique Rosa conduziu encontros voltados para a participação em salões de arte e a escrita de projetos, visando a captação de recursos e a viabilização de suas produções artísticas.
A mentoria destacou que o trabalho do artista vai muito além do processo criativo e sua produção solitária no ateliê. Para se inserir no mercado contemporâneo, é fundamental dominar ferramentas que viabilizem a circulação da produção artística em galerias, museus e exposições, sejam físicas ou virtuais. Nesse sentido, os artistas foram capacitados a gerenciar suas carreiras de forma estratégica, ampliando suas possibilidades de visibilidade e sucesso no cenário artístico.
Itinerância e expansão da Galeria Poente
A exposição InSITU marca uma nova fase para a Galeria Poente, sendo a primeira produção após o encerramento de suas atividades no espaço físico da Avenida Anchieta, em março de 2024. Agora, a galeria se volta para novas parcerias e territórios, com o objetivo de ocupar espaços públicos e acadêmicos na região. Esta edição da exposição será realizada na Galeria Ivonne Weis, situada no campus da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), reforçando a conexão da galeria com a comunidade local e o ambiente acadêmico. Esta nova fase reflete o compromisso da Galeria Poente em continuar fomentando a arte e a cultura, expandindo seu alcance para além de suas origens.
Sobre a exposição InSITU
Com a orientação cuidadosa de Francela Carrera e Paulo Henrique Rosa, os jovens artistas participantes exploram as camadas profundas do processo criativo, evocando uma analogia com a arqueologia. O título, InSITU, faz referência ao conceito de algo encontrado em seu local de origem, e simboliza o processo pelo qual cada artista descobre e revela suas narrativas e referências pessoais, conectando-as às suas vivências e idiossincrasias.
As obras apresentadas tornam-se fragmentos de uma narrativa coletiva, cruzando os limites entre a arte e a realidade contemporânea. À medida que ‘escavam’ suas experiências pessoais, conscientes e inconscientes, os artistas revelam questões que permeiam suas práticas criativas, trazendo à tona reflexões sobre identidade, memória e presença.
InSITU convida o público a uma jornada de descoberta, onde cada obra é um convite à reflexão sobre o que significa estar presente. A exposição cria um espaço de diálogo entre o passado e o presente, entre o que já foi descoberto e o que ainda está por ser revelado. Ao ocupar um ambiente acadêmico, a exposição não só amplia as fronteiras da Galeria Poente, como também sublinha a importância da arte na educação e no desenvolvimento de novas gerações.
Convidamos o público a explorar as obras e as narrativas que emergem delas, reconhecendo o papel de cada artista na construção de um panorama artístico dinâmico e contemporâneo.
SOBRE A CURADORA
Francela Carrera (Guatemala)
Francela Carrera (Guatemala). possui mestrado em Artes Visuais na linha de pesquisa “Processos Artísticos Contemporâneos” (2023) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Concluiu o curso de extensão universitária em “Gestão Cultural” (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Bacharelado em Artes Visuais, com ênfase em Pintura, Gravura e Escultura (2019), pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento de Trajetória Cultural da Lei Aldir Blanc, concedido pelo Estado de Santa Catarina (2020). Seu foco de pesquisa envolve a mentoria e inserção de artistas no mercado da arte como também análise de conceitos políticos, históricos e religiosos presentes na produção artística de mulheres na América Latina. Atualmente, faz parte da Associação de Críticos de Arte (ABCA) como também exerce a função de curadora na Instituição Artistas Latinas e no Armazém Coletivo Elza.
SOBRE O PRODUTOR
Paulo Henrique Rosa
Engenheiro químico aposentado da indústria farmacêutica, desde 2020; onde nos últimos dez anos atuou como gerente de implantação de projetos.
Pós graduado em Arte Terapia e Fotografia, com cursos livres de elaboração e produção de projetos culturais.
Idealizador da Galeria Poente inaugurada em 2019, onde organizou e produziu mais de 30 exposições.
Em 2024 passa a atuar de forma itinerante, organizando visitas a ateliês de artistas, visitas a exposições em outras cidades, mentoria a artistas e ocupação de espaços institucionais e espaços independentes.
Ainda em 2024 tem um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura para realizar uma exposição coletiva no Parque Vicentina Aranha e é selecionado para no prêmio Trajetórias pela Lei Aldir Blanc.
SOBRE OS ARTISTAS
Ana Clara
Artista visual e arte educadora, vive e trabalha em São José dos Campos – SP.
Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Univap (2021). Selecionada do 1º Salão de Arte da Galeria Ivonne Weiss (2024), participou das exposições coletivas “Encontros Êxtimos” com curadoria de Célia Barros e Elisa Castro na Casa da Escada Colorida – RJ (2023) e na Casa Contemporânea – SP (2024) e “Arte Fora do Eixo” na Galeria Poente – SJC (2022) com curadoria de Cristina Suzuki.
Giovanna Morais
Giovanna Morais vive e trabalha em São José dos Campos, mas poderia dizer que transita entre diversos mundos. O objetivo maior do seu fazer artístico é fluir com o sentimento. É colocar para o mundo todas as faces de si traduzidas em poéticas que são íntimas e, ao mesmo tempo, coletivas. A figura da mulher – mãe – natureza protagoniza os cenários repletos de sentimentalismo e elementos de um cotidiano subjetivo. O design, área a qual direciona seus estudos, contribui significativamente para as criações atuais, que vão da tinta ao digital.
HELENA ALVES
Helena Pereira Alves (Selene) é uma artista autodidata de São José dos Campos, inspirada pelas ciências naturais e emoções humanas. Seu trabalho busca reconectar as pessoas com a natureza, explorando espiritualidade e autoconhecimento. Utilizando principalmente aquarela sobre papel, suas obras evocam leveza e complexidade.
MAJU
Nascida e criada em São José dos Campos (SP), Vale do Paraíba, onde vive e trabalha. Atualmente, se dedica à Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Sua pesquisa é movida à paixão pela cultura brasileira. Foi ao se conectar com suas raízes que se encontrou e está construindo sua trajetória, por isso, valorizá-la e exaltá-la tem grande significado. As obras da artista, em sua maioria, são inspiradas em paisagens e elementos da cultura brasileira que buscam trazer sensações de acalanto e pertencimento. Nelas, a artista tenta demonstrar o amor por suas origens.
PIRAJÁ
Salomão Pirajá, nascido em 1989 em São Paulo, vive atualmente em Ubatuba, litoral norte de SP. Formado em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi (2017), ganhou destaque ao vencer o concurso de ilustração da revista Fluir em 2008. Participou do Red Bull Doodle Art, ficando em 10º lugar em 2012 e em 3º em 2014, em votação popular. Em 2017, esteve no 14º Salão de Ubatuba de Belas Artes, e em 2021 venceu o concurso cultural da Liga Nacional de Basquete “A bola do jogo”. Suas obras podem ser vistas em murais urbanos e na matriz da Red Bull Brasil.
RICARDO MOTA
Artista visual Brasileiro Nascido em São José dos Campos, hoje vive que trabalha em Jacareí. Seu trabalho busca falar sobre as relações humanas. Fazendo uso pincéis e espátulas o artista retrata pessoas do seu imaginário a partir de processos intuitivos e memoria se inspirando em movimentos sociais e históricos.
RAQUEL TOLEDO
Raquel Toledo é artesã têxtil e dedica-se essencialmente a estamparia natural por meio da impressão botânica e tingimentos naturais. Nascida e vivendo em São José dos Campos (SP), é na vegetação, paisagens e cultura da região que busca inspiração para seus trabalhos. Com graduação (2009) e mestrado (2013) em engenharia ambiental, trabalhou como consultora e pesquisadora em Santa Catarina por 10 anos. Atualmente tem seu ateliê de pesquisas e produções têxteis, o Jardim do Cosmos, e participa como artesã da Feira de Artes do parque Vicentina Aranha.
detalhe-de-obra-de-Giovanna-Morais
SERVIÇO
InSITU – exposição coletiva, com curadoria de Francela Carrera e produção de Paulo H. Rosa
VERNISSAGE: 07 de novembro – das 19:00 as 22:00
VISITAÇÃO: até 28 de novembro, sob agendamento prévio, pelo instagram @galeriapoente ou por whatsapp.
Entrada Gratuita
LOCAL: Galeria Ivonne Weis, Campus da UNIVAP, Boco 8, Urbanova, São José dos Campos.
WHATSAPP: 12-991244992
site: https://linktr.ee/Galeriapoente
Faça um comentário