A plataforma internacional INSURGENTE apresenta os resultados da sua 1ª edição realizada no IV Festival Mário de Andrade
A biblioteca central de São Paulo receberá cerca de 50 mil pessoas em seu Festival nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O projeto INSURGENTE é um dos destaques com duas oficinas criativas, uma exposição fotográfica e um sarau, resultantes da sua 1ª edição realizada em agosto de 2024 em Cuba.
O projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur é uma plataforma de intercâmbio em países do Sul Global. Sua primeira edição aconteceu em Cuba, em agosto de 2024, apresentando o trabalho de nove artistas de cinco estados brasileiros.
A região do Caribe foi escolhida por sua riqueza cultural, práticas conectadas com a natureza e vulnerabilidade às mudanças do clima. Durante 17 dias de expedição em oito cidades cubanas, realizando oficinas de audiovisual com jovens, mostras de curtas dirigidos por mulheres, encontros dedicados à reflexão e proposição de cooperações internacionais.
O objetivo do projeto é promover trocas no Sul Global e gerar maior alcance para suas vozes. Faz isso ao conectar redes de arte, cultura e educação, unindo pessoas, comunidades e territórios. Destaca identidades e narrativas diversas, capazes de gerar tempos mais pacíficos, abundantes e coletivos.
A primeira edição resultou em um documentário de longa-metragem com 50 entrevistas e dezenas de performances artísticas, que está em finalização.
Esses resultados serão levados ao IV Festival Mário de Andrade, que deve receber cerca de 50 mil pessoas com atrações como shows de Ava Rocha e Luiza Lian, oficinas, feira de livros e saraus. O Sarau INSURGENTE apresentará uma prévia do documentário gravado em Cuba. O projeto também oferecerá duas oficinas criativas de Vídeo-Poesia e de Escrita Automática, prática de escrita ligada ao Surrealismo. Além disso, haverá uma exposição fotográfica com fotos analógicas feitas por Daniel Joppert em 2023 e 2024 em Cuba. Todas as atividades são gratuitas.
INSURGENTE é um projeto de caráter contínuo. Após o sucesso da primeira edição em Cuba, realizaremos três expedições em 2025. Em maio, iremos ao Festival Isla Verde e a três cidades fundamentais da cultura afrocubana. Em junho, traremos cubanos para conhecer a cultura popular e afroindígena do Ceará, Piauí e Maranhão. Para fechar o ano, o mês de setembro será na Colômbia, com ações na capital e na região de Quibdó.
O projeto é realizado pela JoPA Companhia Criativa com o apoio da Biblioteca Mário de Andrade, do Itamaraty através da Embaixada do Brasil em Havana e do Programa Cinema do Brasil do SIAESP e da ApexBrasil. Em Cuba, apoio da AHS, da escola de cinema EICTV, da Fábrica de Arte Cubano e do Festival Internacional del Cine Pobre de Gibara.
Programação INSURGENTE no IV Festival Mário de Andrade
Exposição Fotográfica
16 .nov a 9.fev
Fotos analógicas: Daniel Joppert
Reúne fotos analógicas de 2023 e 2024 feitas em Cuba. As imagens captam o ar que se respira nos rincões. Não há carros cor-de-rosa. Há gente, rituais, lares, objetos e lugares sacros, cotidiano e ancestralidade. As duas maiores ampliações retratam árvores, nossas ancestrais exemplares, primeiros seres a viverem de pé sobre a terra.
Oficina de Vídeo-Poesia
sáb, 16.nov, das 14h às 16h
Facilitação: Daniel Joppert e Verônica Ramalho
20 vagas. Inscrições: https://forms.gle/pMAap9JhZuxjyR6b6
Inspirados pela colagens do mundo que nos circunda, Daniel Joppert e Verônica Ramalho vão acompanhar os participantes na busca por refletir e ressignificar os objetos, gestos e arquiteturas. Da oficina resultarão vídeo-poemas inspirados pelo Surrealismo.
Oficina de Escrita Automática
dom, 17.nov, das 14h às 16h
Facilitação: Daniel Joppert e Leonardo Chagas
Classificação: livre
20 vagas. Inscrições: https://forms.gle/9fDuasXigyEAGZWM6
A escrita automática é uma forma de criação poética que busca revelar o ‘acaso-objetivo’ – um fluxo contínuo de eventualidades inesperadas que escapam à ordem racional. Abordamos uma de suas manifestações por meio do jogo Cadáver-Delicioso, prática coletiva com o propósito de despertar novas visões. Facilitação de Daniel Joppert e Leonardo Chagas.
Sarau
dom, 17.nov das 17h30 às 19h
Direção: Daniel Joppert e Beth Brait Alvim
Poetas Brasil (ao vivo): Angela Quinto, Guilherme Ziggy, Leonardo Chagas e Verônica Ramalho
Artistas Cuba (na tela): gravados em oito cidades para o documentário do projeto
O Sarau INSURGENTE acontece do encontro de poetas do Grupo Surrealista de São Paulo, em performance ao vivo, e de poetas cubanos e cubanas gravados em agosto de 2024 durante uma expedição de 17 dias pelo país.
Realização Criativa: JoPA Companhia Criativa
Fundada por Daniel Joppert em 2016, idealizou o projeto INSURGENTE: Identidades y Narrativas de la Gente del Sur. Presta consultoria de estratégia para a Netflix América Latina junto à Box1824. Coordenou duas candidaturas à Rede de Cidades Criativas da UNESCO: Taubaté Cidade Música (2018-19) e Bauru Cidade Cinema (2022-23).
Seu curta Corrupio foi exibido no Festival Internacional del Cine Pobre 2023. Em abril de 2024, participou como educador e palestrante do Isla Verde, primeiro festival de cinema e meio ambiente do Caribe, com apoio da UNESCO e da União Europeia.
Concebeu e coordenou exposições, livros e seminários, expedições artísticas, peças de teatro e filmes. Tem cinco filmes em desenvolvimento ou pós, o curta de ficção Cine Palacio gravado em Santiago Cuba e o documentário Juquery: às margens da correnteza, e a série INSURGENTE, que registra identidades e narrativas no Sul Global. A companhia participará do laboratório audiovisual e científico La Traverse na Colômbia, país onde será realizada a segunda edição do Projeto INSURGENTE.
Mais informações
Daniel Joppert
(11) 99244-7016
danieljoppert@gmail.com
Instagram
https://www.instagram.com/in_sur_gen_te
É mais do que o momento de invertermos as narrativas do planeta e pautarmos as vozes e as atitudes do Sul para um devir sustentável, pacífico, riquissimo culturalmente e feliz!