James Webb – uma revolução astronômica
E pensar que já fugimos dos dinossauros e outros bichos que nos amedrontavam – E cheios de adrenalina olhamos para o céu à noite e pedimos às estrelas, proteção. Somos muito criativos e cheios de imaginação, inventamos que naquele céu noturno e brilhante de luzes variadas, moravam os deuses. Os deuses que se condoíam de nossas desgraças, tão acima de nós que estamos tão abaixo de tudo, tão frágeis, tão humanos. Acreditando nesse céu estrelado povoado de deuses, fomos caminhando e descobrindo tantas coisas, não é mesmo?
Aristóteles lá entre 384 a.C e 322 a.C afirmava que a terra era redonda, mas desacreditado por todos os que sempre acreditaram que a terra era plana, com o perigo de se cair num abismo profundo, não se arriscavam a desbravar os mares e oceanos para conhecer novos mundos e novas terras.
Depois veio Galileu Galilei (1564-1642) hoje considerado o pai de tantas coisas: da astronomia, da física, da matemática, do método científico e da ciência moderna, só não é o nosso pai. Defendeu o heliocentrismo num mundo corroído pelo teocentrismo – defendeu ideias “heréticas”, assim consideradas pelos anti-ciência da antiguidade. Teve que voltar atrás nas suas ideias para não morrer queimado na inquisição; Teve decretada uma prisão domiciliar, só não havia tornozeleira eletrônica naqueles tempos sombrios. Mas ele foi mais esperto que Giordano Bruno que não voltou atrás nas suas ideias consideradas blasfemas pela igreja e morreu na fogueira.
As ideias ficam no ar, balançando nosso cérebro, propagando-se numa ressonância mórfica, como defende Rupert Sheldrake. E nessa Ressonância Mórfica fomos atravessando os séculos dos séculos, atraindo tantos outros na busca do conhecimento do Universo, em sua imensidão. Tantos que vieram enfileirando-se nessa caminhada astronômica: Hiparco, Ptolomeu, Copérnico, Tycho Brahe, Galileu, Kepler, Isaac Newton, Christiaan Huygens, William Herschel, Einstein, Edwin Hubble, Arno Penzias e Robert Wilson e tantos outros.
E neste 11-07-2022 um dia histórico para toda a humanidade e para a comunidade científica ligada a astronomia, a cosmologia e outros espaços, o telescópio James Web que foi lançado ao espaço em 2021, tira a primeira foto das galáxias com tamanha precisão, que podemos dizer que desnudamos os deuses em seus silêncios e-ternos. As primeiras imagens do telescópio James Webb seriam reveladas hoje para o mundo, mas Joe Biden, adiantou e mostrou ontem mesmo, em sua pressa de mostrar superioridade do vermelho e azul, quando na verdade houve muitas colaborações para que esse evento pudesse acontecer.
Uma revolução na Ciência, onde um telescópio tem a missão de desbravar o espaço e fotografar outras galáxias, com precisão colorida os mistérios antes insondáveis, que hoje caem por terra, mostrando o Universo ou pelo menos algumas partes dele, para que o homem possa encontrar a si mesmo nesse mapa interminável.
Num momento em que enfrenta uma multidão de seres tresloucados que voltaram para a Terra Plana, a Ciência continua em suas pesquisas.
Viva a Ciência!
Elizabeth de Souza
Primeira imagem científica do Telescópio James Webb, que mostra o aglomerado SMACS 0723, é a foto infravermelha mais profunda e nítida do universo distante até hoje (Foto NASA, ESA, CSA, and STScI)
Deixo abaixo, alguns link com informações sobre esse telescópio que veio revolucionar a astronomia e o conhecimentos sobre nossas origens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_Espacial_James_Webb
Achei legal, espero q esse telescópio fotografe muitas outras galáxias, se for possível pq o espaço é enorme e infinito, qdo ele fotografar outras já estaremos mortos ksksksksks
Você ainda verá muitas revoluções científicas, menina!
E ficará deslumbrada com a capacidade criativa do ser humano, apesar de toda a dualidade. E como disse o filósofo Nietzsche: “É preciso ter o caos dentro de si para gerar uma estrela brilhante”
Feliz e orgulhosa com o seu comentário!
Nossa, que ótima reflexão e informação. Estou aqui na Itália e não lendo nada de notícias. Que bom que me informei por aqui. Vou estar sempre lendo suas publicações pq sei q são informações interessantes e importantes.Grande beijo Beth!
Muito obrigada minha querida prima!
Na verdade, tem que aproveitar seu passeio em primeiro lugar e depois, saber das coisas que estão rolando. Sim, será um prazer tê-la aqui com a gente, no Entrementes. Grande abraço!
Aquele toque de arte na publicação, dos outros vídeos e artigos de dias atras só me surpreendi com as imagens!
hummm, toque de arte?! Precisamos conversar sobre isso, Cosmo – dia desses.
Abraço!