João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro apresentam show da turnê “Terra Batida” no Centro Cultural Vila Itororó
Os artistas promovem um show especial da turnê “Terra Batida” com a participação da instrumentista, cantora e compositora, Layla. Um encontro musical que exalta os instrumentos percussivos típicos da alma brasileira, transitando por ritmos como samba, maracatu, congada, jongo, entre outros.
Show inédito do projeto “Terra Batida” no Centro Cultural Vila Itororó terá participação da artista Layla
No dia 19 de julho de 2024 (sexta-feira), às 19h, com entrada gratuita, os músicos João Oliveira ( @joaooliveiramusik ), Jota Erre ( @jotaerreoficial ) e Kabé Pinheiro ( @kabepinheiro ) promovem um show inédito da turnê “Terra Batida”, no Centro Cultural Vila Itororó, na Bela Vista, em São Paulo (SP), com a participação da instrumentista, cantora e compositora, Layla ( @llayla.oficial )
“Terra Batida” é uma proposta idealizada pelos músicos instrumentistas, produtores e pesquisadores João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro, que transita de forma poética e divertida por diferentes ritmos tradicionais brasileiros como o samba, maracatu, congada, jongo e outros.
Partindo dessa essência universal que é o som percussivo, os músicos capturam o legado desses instrumentos típicos da alma brasileira para convidar a plateia para um mergulho que vai além de regionalismos e adentra o universo da criação, onde as fronteiras são universais.
Apostando na versatilidade do trio João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro, nesta edição do projeto os artistas se unem à Layla para apresentar composições que visitam as profundas raízes da música popular brasileira, mas também a mais livre improvisação, convidando o público a adentrar o universo de emoção gerado por esse encontro inédito.
Layla, que cresceu e se desenvolveu na Casa de Cultura Tainã, espaço de resistência preta e de desenvolvimento de tecnologias livres, iniciou sua carreira oficialmente aos 8 anos de idade, como integrante da terceira formação da Orquestra Tambores de Aço, tocando ao lado de grandes artistas da música popular brasileira, tais como: Gilberto Gil, grupo Bongar e Chico César.
Com inspirações políticas, culturais, indígenas, quilombolas e afro-brasileiras, a artista tem a voz, o aço e a poesia como instrumento de luta e de expressão das energias ancestrais, entoando uma música que busca curar e tocar em sentimentos de forma sagrada, ascendendo a consciência e o poder que cada pessoa carrega dentro de si. A artista segue tocando e fazendo ecoar o som dos tambores e da alma.
Para o show do Centro Cultural Vila Itororó, o público poderá conferir um encontro que exalta um jeito criativo de se fazer música brasileira e contemporânea, e que deságua em uma profunda interação entre os músicos no palco, exaltando a expressão da particularidade que conduziu todo o andamento deste projeto até aqui, encantando o público de diversas cidades.
As ações fazem parte do projeto “Terra Batida”, contemplado pelo ProAC Editais para a realização de uma Circulação de Shows em 2024.
Sobre os músicos de Terra Batida
João Oliveira é cantor, compositor, multi-instrumentista, pesquisador e produtor musical. Apresentando diferentes características e sonoridades, com uma capacidade ímpar de unir ideias e sons de maneira original e criativa, o músico celebra a música popular, a arte e a história da cultura do Brasil, através de composições que transitam entre as tradições culturais brasileiras e a música instrumental contemporânea, mostrando também as diversas influências musicais do mundo na música brasileira.
Já o artista Jota Erre tem o ritmo como parte vital de seu pensamento, comportamento e maneira de se relacionar com o mundo. Nascido em Pernambuco, utiliza a voz como mais um instrumento em seu set, expondo a poesia onomatopéica de chão batido de suas canções, encaixando cada sílaba num groove pulsante.
O terceiro integrante do projeto é Kabé Pinheiro. Músico Percussionista e Baterista, Produtor, Compositor, Sapateador, Diretor e Produtor Audiovisual, Kabé é especialista em gravações e mixagens a distância, e pesquisa as relações entre música e dança, percussão e ritmos instrumentais, corporais e vocais como objetos sonoros.
Informações: www.instagram.com/
Ficha Técnica – João Oliveira: voz , violões e percussão. Jota Erre: percussão e voz. Kabé Pinheiro: percussão, sapateado e voz. Participação Especial: Layla. Luciana Passarini (Carretel Arte e Música): Produção Executiva – Coordenação geral. Luciana Gandelini: Assessoria de Imprensa. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAc.
SERVIÇO: Show “Terra Batida”
Com João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro – Participação especial: Layla
Sinopse: Apresentando diferentes características e sonoridades, João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro, músicos versáteis e criativos, se unem para apresentar composições que transitam desde as profundas raízes da música popular brasileira até a mais livre improvisação, convidando a plateia a participar ativamente da emoção que gera esse encontro.
Duração: 70 minutos
Classificação Livre – Grátis
Quando: 19 de julho de 2024 (sexta-feira) – Horário: 19h
Onde: Centro Cultural Vila Itororó – Endereço: Final da Rua Maestro Cardim, rua sem saída, n° 60 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01323-000
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Whatsapp 1199568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com
Faça um comentário