Librianos gostam de explicar tudo?
Acompanho a trajetória do Tico Santa Cruz desde o tempo em que lia seu blog “Clube da Insônia”* nos idos de 2004, depois da virada do século (parece que foi ontem). Passado um tempo o blog saiu do ar porque foi para uma plataforma só de artistas; nisso, parei de seguir (mas depois ele voltou). Gostava e gosto do jeito dele escrever e da sua ânsia em explicar tudo nos mínimos detalhes, sobre qualquer assunto. Entregava-se à escrita de uma forma quase obcecada, escrevendo direto nas madrugadas. Eu lia o blog e me identificava, também tenho esse lado exagerado de querer me explicar e explicar o mundo que me cerca. Com esse meu jeito, de vez em quando “brigo” com alguns amigos por querer tudo claro, tudo bem explicado. O Tico vive provocando brigas intermináveis por esse jeito leal consigo mesmo sendo verdadeiro, por isso leva pancadas de todos os lados. Vive a explicar e quanto mais explica, mais pancadas leva. É Tico, somos librianos, essa é a nossa sina.
Tico Santa Cruz, fiel aos seus princípios, desde 2018 vem apoiando Ciro Gomes na empreitada de conseguir governar este país. Em 2018, também votei no Ciro no primeiro turno e depois no Haddad, mesmo sabendo no que ia dar e deu. Naquele momento, o Ciro talvez pudesse vencer o “Coisa Ruim”, mas muita gente não acreditou. Não critico porque o que está feito, feito está. Devemos ser mais sábios agora, depois dessa terrível experiência pela qual estamos passando. Nesta eleição, não votarei no Ciro no primeiro turno, não por conta do projeto dele (que é bom ou era bom há quatro anos atrás), mas por algumas atitudes incoerentes ultimamente – e principalmente por saber que só o Lula é capaz de tirar esse desumano que senta na cadeira da Presidência. Então vou para o lado racional e lógico da coisa. Não é questão de vencer ou não vencer, de ser o primeiro ou o mais amado, de ser direita, esquerda ou centro – a questão fundamental agora é ser civilizado ou não, inteligente ou burro, humano ou desumano. Ninguém aguenta mais os desmandos desse ignóbil e as consequências de seu malfadado governo de morte, violência e destruição. Chega né?! Vamos acabar com isso no primeiro turno para não ficar na agonia de uma possível permanência da barbárie com seus devotos seguidores.
Sempre fui de esquerda, só não saio pregando aos quatro cantos em cima de um caminhão, mas nunca fiquei em cima do muro, sempre tive o meu lado. Gosto do Lula, já votei nele em outras vezes e apesar de não achá-lo tão esquerda assim, o considero um dos melhores estadistas do mundo (Fora do Brasil ele é muito respeitado) e um dos maiores políticos que este país já teve. Um político criativo, inteligente, tem boa articulação política e é um negociador nato, que sabe conciliar os contrários, características primordiais na política. E além dessas qualidades, tem apoio popular por sua preocupação com o bem estar social. É criticado? Sim e muito, mas foi quem mais se preocupou com as pautas sociais, principalmente com a fome e a miséria neste país tão rico e tão desigual. Gostaria de um novo governante, alguém nunca eleito presidente antes, mas não temos outro capaz de derrotar o miliciano. Vou me ater ao que temos para hoje. O melhor é olhar as pesquisas, não são determinantes, mas são estatísticas e estatísticas são científicas. E partindo desses pressupostos, muita gente vai partir para o voto útil, que seria o mais inteligente agora.
E o Tico Santa Cruz está sendo depenado injustamente no Twitter, por ter feito essa óbvia avaliação e por ser verdadeiro mais uma vez. Toda a minha solidariedade ao Tico que fez pequenos textos, formando um “baita” textão para explicar sua provável atitude em partir para o voto útil, caso seja necessário…tentou mostrar que não está fugindo às suas ideologias, mas sendo lógico e racional. E tá apanhando no Twitter, aquele campo de batalha onde os haters caem matando. Ele, desde sempre enfrenta bolsonaristas, petistas e agora os próprios ciristas, mas continua em pé, na luta.
A polarização é necessária para avaliarmos os prós e os contras, tirar as conclusões e tomar decisões mais ou menos acertadas. O povo que fica de mimimi sobre polarização política, são exatamente os despolitizados, os que ficam em cima do muro. A despolitização foi a nossa maior desgraça e nos fez tomar no nariz, para não falar palavrões por aqui. A Política é uma ciência e uma arte e precisa ser exercitada e para isso, tem que ser polarizada, discutida, debatida a exaustão, civilizadamente, para conciliar os lados. Como qualquer outra ciência e arte, ela tem suas teses e antíteses. Um povo politizado avalia melhor os políticos para escolher seus governantes.
Nesses últimos quatro anos, tivemos uma grande lição e creio que estamos aprendendo, mesmo a passos de tartaruga…estamos indo bem e prova disso é que desta vez, conforme as pesquisas, o número de votos brancos e nulos diminuíram muito. É um sinal claro que o povo brasileiro está mais consciente do buraco que entrou e a necessidade de participar do processo político eleitoral do país para sair deste e não cair em outros. Sabemos agora que 30% da população deste país são analfabetos políticos, que seguem uma linha neofascista, sem refletir. Enfim, o Brasil ainda é uma criança, tem apenas 522 anos, vamos aprender.
É perda de tempo votar? Então lutemos para que o regime presidencialista seja substituído por outro, de acordo com a lei. E não venham com essa de Anarquismo, porque isso já era, um modelo que não serve mais. Esses ditos “anarquistas” nutellas são os anarcocapitalistas, bem diferentes dos anarquistas raízes do século passado. Vamos viver o hoje que tem outra configuração e sugere a criação de um novo formato.
Pronto, falei!
Elizabeth de Souza
130922
Quero apostar na revolução silenciosa. Aquela que se faz nas urnas. O Lula vai ganhar de virada. Com maioria total dos votos. Vamos ter então um mandato nunca antes experimentado. Assim seja!
Amiga Teresa, estou torcendo para que essa nossa situação política atual seja extirpada e acredito que vamos conseguir. Também acho que ele vai ganhar de virada e torço para que consiga negociar bem, depois do triunfo.
Abraço!
Ótima reflexão. Estou mais maduro em relação à política. São anos na educação que exige um diálogo. Também votei em Ciro na última eleição. Estava mexido, vamos de Lula. Daqui alguns anos devem surgir novas lideranças. Nos movimentos sociais o PT tem uma grande força. Me senti deslocado quando fui para o PV.
Vamos vivendo e descobrindo o valor e a importância da democracia.
A eleição legislativa é fundamental. Abraços.
Valeu amigo Joka!
Acho que todos estamos amadurecendo em relação à política que é uma arte que todos deveriam se interessar. É muito irritante quando alguém diz, “não gosto de política”, isso é um atestado de completa falta de inteligência, pelo amor da deusa. E pior é aquele que fala “religião, política e futebol, não se discute”; nossa, perco até o entusiasmo de conversar com uma pessoa dessa, é um sinal claro de pessoa sem noção. É exatamente a discussão que nos leva ao aprendizado. Caramba!
Abraço!