Mas que país é este?

Mas que país é este?

Por Joka Faria

Escrever na época que as atenções são para as redes sociais e canais de vídeo, às vezes se torna um desafio enorme. Nos anos noventa, sem as redes sociais, se produzia muito. Temos que nos entender nesta atualidade. Eu acho estranho ler revistas impressas. Pois lemos as matérias e já fazemos nossos comentários em redes sociais, na doce ilusão que transforma a sociedade em grupos de WhatsApp, Telegram, que proliferam à direita e à esquerda.
Portanto, escrever é um ato de resistência e resiliência. Hoje, nos deparamos com inúmeras manchetes sobre uma grave crise política na Coreia do Sul, uma potência na cultura pop da atualidade. E na periferia de São Paulo, um homem é arremessado de uma ponte numa abordagem cruel de policiais militares. E temos um terceiro mandato de Lula que não está inovando em nada na questão da segurança pública e ameaça cortar direitos dos mais desfavorecidos, como mexer no Benefício de Prestação Continuada, em nome de exigências do mercado financeiro.
E nos silenciamos por causa do medo de uma extrema direita ganhar as eleições presidenciais em 2026. No caso, o estupido governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas. E como alguns ventilam, um nome do clã Bolsonaro.
Mas já é um avanço para a classe trabalhadora lutar por direitos. Com estes discursos de técnicos que vemos diariamente na mídia. A luta pela redução de jornada no trabalho só está começando, e esperamos que não seja enterrada.
Mas que país é este? Sim, que país, como cantou a Legião Urbana. Estamos reféns do liberalismo da Avenida Faria Lima, centro do mercado financeiro. O governo Lula vive cedendo aos caprichos do centrão no Congresso Nacional.
E quais as forças sociais se levantam contra este liberalismo?
Nos anos 90, tínhamos um jornal feito por escritores e poetas na cidade de São José dos Campos (SP), o LITTER, que provocava o sistema. Mas foi desmantelado.
Cabe novas vozes e novas ações para enfrentar a cultura neoliberal. E refletir de forma escrita já é um caminho.

João Carlos Faria
Escritor e professor
Dezembro de 2024

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*