MEADA DE AFETO – O projeto Mãostiqueiras
Texto : Maynara de Moura
O destino de Juliana Muller, se entrelaçou ao de outras mulheres predestinadas ao trabalho delicado, caloroso e refinado que advém da lã. O projeto MÃOSTIQUEIRAS, conta atualmente com cerca de 40 mulheres que formam uma linha de sustentabilidade, arte e renda. Rocas, fios, bordados transformaram a vida de mulheres na cidade de Campos de Jordão-SP.
A idealizadora do projeto, vai ao passado e mostra produtos feitos pela sua avó, na sala de sua casa. A memória afetiva, e a valorização pelo artesanato estão presentes.
Quando pergunto o que motivou o projeto, Juliana detalhadamente fala sobre a agonia que sentia ao presenciar o desperdício de lã na região, e aos poucos visualizamos um lugar. A sustentabilidade é o assoalho dessa casa. A valorização cultural, a alma, e fonte de renda e aprendizado, a cabeça. Os objetos produzidos pelas artesãs do projeto, são de beleza, e qualidade única. ‘’Feito à mão’’ frase que em tempos reais, parece chegar próximo a extinção.
E ao falar de personalidade, antes do atual processo pandêmico, os clientes podiam ouvir as belas histórias do processo da lã, do seu início ao fim, escolhendo o objeto que levaria para seu lar. Dessa trama, surgiram novas ideias e resgastes. Está em andamento a criação de um MUSEU DA LÃ, bem como já existente cursos e oficinas artesanais ligadas ao projeto com a finalidade de instruir os futuros artesãos dessa corrente que felizmente alimenta, e aumenta com o tecer do tempo.
Foto retirada do site
Foto retirada do site.
VENDAS NA PANDEMIA
Com pandemia, o projeto possui uma loja virtual: http://maostiqueiras.com.br/loja/
Confira também o site oficial, para saber mais sobre essa bela história de resistência feminina.
Acompanhe o bate papo com a artesã Lika Araújo, coordenadora do projeto.
1) Desde o início do projeto aos dias de hoje, qual a repercussão no geral?
LIKA: O projeto foi reconhecido, desde o início, como uma nova forma de valorizar o artesanato local. Estratégia de marketing e vendas, destinada à um público alvo, fez das Mãostiqueiras um exemplo de dedicação e sucesso. Comprova – se com os Certificados de Excelência do TripAdvisor, matérias já feitas na Tv e revistas, e também o reconhecimento pela Câmara Municipal de Campos do Jordão.
2) Vocês contam com voluntários no projeto?
LIKA: O voluntariado sempre fez parte da nossa história, tanto nas áreas de doação de materiais, animais e lã bruta, como produção audiovisual e marketing. Toda ajuda é sempre muito bem vinda às Mãostiqueiras.
3) A nível de poder público e privado, há contribuições?
LIKA: Atualmente não há nenhuma contribuição, somos autossustentáveis. Entretanto em nosso primeiro ano, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Estadual, as empresas Pássaro Marrom e Litorânea patrocinaram a compra dos primeiros equipamentos e capacitações.
Lika Araújo e Juliana Muller, idealizadora e coordenadora do MÃOSTIQUEIRAS.
ACOMPANHE O PROJETO NAS REDES SOCIAIS
Instagram: https://www.instagram.com/maostiqueiras/
E-mail: contato@maostiqueiras.com.br
Envie uma mensagem para Mãostiqueiras no WhatsApp.
Faça um comentário