“Minha Querida São José dos Campos!”

“Minha Querida São José dos Campos!” (Frase repetida de Paulo Dylan)

 

Reza a lenda que os pombos correios quando passam por São José dos Campos, perdem-se dos seus rumos.

Contam ainda que a pessoa  ao beber a água dessa cidade, não consegue mais beber em outro lugar. E olha que um jornalista local sempre nos alertou dos perigos das águas bebidas por aqui. Contam também que aqui tem um túnel que sai da igreja São Benedito e vai até o banhado, mas nunca vi e nunca o atravessei, tenho pavor de túneis. E o banhado, que mais parece uma pintura de Van Gogh, tem portais que não sei quando se abrem e nem porquê. Aqui também é o único lugar que foi visitado por uma frota de naves o que tornou a “Noite oficial dos ovnis no Brasil”.

E é a terra de Cassiano Ricardo, José Omar, Nubile, Hélio Pinto e tantos outros poetas. Ainda dizem que essa cidade é  de primeiro mundo e que a tecnologia sobrepõem outras áreas de conhecimento e sentimento. Mas como diz o Paulo Dylan, essa é a minha querida São José dos Campos, com suas dualidades e complexidades.
Em algum lugar do planeta existimos e cada qual no seu pedaço de terra. E nós estamos aqui, pertinho da mais bela Serra do mundo, a Serra da Mantiqueira. O ar daqui era tão bom, tão bom, que curava as pessoas. Muitas foram curadas por essas bandas. Hoje, o ar já não é tão puro, mas tem alguns cantinhos que re-lembra o passado.
Foi aqui que meus pais nasceram e daqui saíram para o sertão do Paraná nos anos 40/50 e onde todos os filhos nasceram. Meus pais não resistiram e retornaram para a sua cidade de origem, nos anos 70. Tenho um irmão, quando pequeno no Paraná, chorava e dizia: “Eu quero ir para São José dos Pampos”, ele nem sabia falar direito, mas queria morar em São José dos Campos. Considero minha cidade, mesmo sendo paranaense.

Parabéns São José dos Campos!  Cidade linda, bem cuidada, organizada e merecedora de cuidados maiores com os seres humanos que aqui habitam, não são máquinas, mas feitas de carne e ossos.

São José dos Campos 250 anos!!

 

 

 

Elizabeth de Souza

Sobre Elizabeth Souza 408 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*