Muau2024: Música Autoral Brilha na Sala Mário Lago.
No último fim de semana, a Sala Mário Lago, em Jacareí, foi palco de apresentações marcantes durante o Muau2024 – Festival da Canção. Com um público vibrante e lotado, o evento destacou a força da música autoral no Vale do Paraíba, reunindo artistas de Jacareí, São José dos Campos, Pindamonhangaba e Atibaia.
Ao longo de 15 apresentações, os músicos trouxeram estilos diversos, como frevo, rock, hardcore, rap, mpb, reggae, funk e viola caipira.
O elenco foi composto por :
● Micheli Aguiar e banda – “Prelúdio Sem Dó Maior”
● El Samu e los Buendía – “Asas de Ícaro”
● Manolo e os Fumo de Rolo – “Trem do Paraguay”
● Wolfgangue – “Tu És Cão”
● Manger Cadavre? – “Como Nascem os Monstros”
● Ariane Nunes – “Veja Bem”
● Maysa Ohashi – “Partes de Mim”
● Mira – “Não É Não”
● Meire D’Origem, DJ Loucas e Alra Alves – “Intensa Como o Vento”
● Killa Bi – “Rimas, Notas e Narrativas”
● Trio Bola de Meia – “Olhos”
● Duo Música de Interior (Anie e Rafa) – “Carro de Ilusões”
● Rodrigo Lopes – “Alta Paixão Brasileira”
● Andressa Neiva e banda – “Da Água Para o Vinho”
● Demétrio Mussi e Julia Ferr – “Futuro Ancestral”
Artistas, técnicos, equipe de som, produção no palco ao final da primeira noite
O júri técnico do festival foi composto por Beto Zulu, Aninha Ramone, Dadá Cyrino, Rô Moliterno e Cleverson Oliveira, que avaliaram as apresentações e selecionaram os seis finalistas. Além disso, o público presente, com cédulas distribuídas, escolheu a Melhor Voz e a Melhor Música.
Os finalistas e seus resultados foram:
1. Maysa Ohashi – “Partes de Mim” (Júri Popular: Melhor Voz).
2. Rodrigo Lopes – “Alta Paixão Brasileira”.
3. Demétrio Mussi e Julia Ferr – “Futura Ancestral”.
4. Duo Música de Interior – “Carro de Ilusões”.
5. Andressa Neiva e banda – “Da Água Para o Vinho” (Júri Popular: Melhor Música).
6. Killa Bi – “Rimas, Notas e Narrativas”.
Os vencedores do júri popular receberam troféus e os três primeiros colocados também foram contemplados com prêmios em dinheiro, fortalecendo o incentivo à música autoral na região.
No domingo, o festival foi encerrado com o show especial “Tânia e Alê: Um Tempo no Tempo”, em que Tânia Reis interpretou músicas consagradas e novas parcerias de Alê Freitas e a apresentação dos 06 finalistas.
O Muau2024 – Festival da Canção foi produzido pela Constantinides Produções Culturais, com realização da Fundação Cultural de Jacarehy e da Prefeitura Municipal de Jacareí. O evento reafirmou a riqueza e a diversidade musical da região, conectando artistas e público em duas noites inesquecíveis.
Festivais de canção são imprescindíveis para a saúde cultural de uma cidade. Por mais que existam os streamings, as plataformas de vídeo e música, é no convívio das cidades que a música cria relações entre seus artistas e o povo local, refletindo suas características, seu modo de ver e sentir. A música feita na cidade é música viva e não música estática, plastificada. Assim como os cervejeiros alemães afirmam que a melhor cerveja é aquela feita mais perto de sua casa, penso que com a música não deva ser diferente. Qual é a música feita mais próxima à sua casa?
Paul, parabéns pelo seu trabalho e de toda sua equipe. O MUAU já se tornou história e mostra o quanto de talento temos por aqui.