Namor – O Príncipe Submarino

Namor – O Príncipe Submarino

Por Jorge Hata

Em 1.939, nascia o primeiro herói da Marvel. Uma figura bizarra, meio homem, meio peixe. Namor. É também o primeiro mutante do universo. Seu criador Bill Everett, costumava chamar a si e a sua criação, de jovens raivosos, uma vez que Namor parecia um Cavaleiro do Caos. O Príncipe Submarino queria castigar a humanidade pela destruição de seu Reino e dos mares. Quando surgiu, era considerado um vilão, destruía tudo que era feito pelo homem, desde navios, até aviões. Por incrível que pareça, os leitores não ficaram ofendidos e concordavam com as atitudes do Monarca de Atlântis. afinal ele era um ser que defendia sua casa e seu povo. Namor é impaciente e arrogante, tratava os humanos com desprezo de um verdadeiro rei, seria capaz de morrer para defender seu reinado, mas apesar de toda luta não conseguia manter as vendas e teve sua revista cancelada em 1.974.

A HISTÓRIA:- Em 1.920, um quebra-gelo, Oracle, abria caminho pelos icebergs do polo sul, usando explosivos. Fen, a princesa de Atlantis, desobedeceu as ordens do monarca, e ao invés de mandar uma patrulha até a superfície, tomou uma porção que permitia que respirasse fora da água e foi investigar a causa do ataque. Não demorou muito, até que fosse capturada pelos marujos e levada ao Capitão Leonard McKenzie. Os dois se apaixonaram e casaram a bordo do navio Oracle, tiveram uma união pouco duradoura, pois o rei Thakorr, ao descobrir o paradeiro de sua filha, atacou a embarcação, matando Leonard. Fen deu à luz, pouco meses depois a uma criatura de pele rosada (os atlanteanos tinham pele azul), com orelhas pontudas, asas nos pés e com a incrível capacidade de respirar tanto dentro, quanto fora da água. Esta criança recebeu o nome de Namor, o Príncipe Vingador.

Criado em Atlantis, Namor tornou-se um adulto forte e ótimo guerreiro, odiava os humanos por se julgarem donos da terra. Assim quando investiu contra a humanidade enfrentou seu primeiro oponente, o androide Tocha Humana. Durante a Segunda Guerra, lutou ao lado dos maiores heróis e ganhou respeito público. Destino, um terrível vilão, apagou sua memória e durante anos viveu como mendigo…o segundo Tocha Humana (Johnny Storm), reconheceu o príncipe e o atirou ao mar, fazendo com que Namor recuperasse sua identidade e voltasse ao seu reino. Durante a nova fase, Namor encontrou velhos amigos e inimigos, lutou junto com Wolverine e Punhos de Ferro e recentemente com o suposto falecimento de Reed Richard e conseguiu estar ao lado de Susan Richard. O Príncipe Vingador é viúvo de Lady Dorma e teve um romance com Marrina, sua prima. Sua prima Namorita, também é heroína e luta no grupo Novos Guerreiros.

*JORGE HATA
HISTORIADOR E COLUNISTA na HATA QUADRINHOS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*