O Banhado resiste

Divulgação/Claudio Capucho

O BANHADO RESISTE.

Por Jorge Menezes.

01-08-2022

O Banhado é o cartão postal da cidade de São José dos Campos.
O espetáculo do pôr-do-sol como um de seus grandes atrativos, surpreende moradores e turistas com a   beleza dos fins de tarde.
O Banhado tem uma característica peculiar de integração da área rural e da urbana, sendo um filtro para o ar que respiramos.
Nas manhãs de inverno a Avenida São José recebe a neblina que levanta do Banhado dando um aspecto nostálgico.  Olhando nesse dia nos dá a impressão que estamos acima das nuvens.

Imagem do site: https://pt.foursquare.com/v/banhado/

O banhado é extremamente importante por conta da preservação da fauna e da flora da cidade. Dezenas de espécies de animais como: diferentes répteis e anfíbios. Atualmente existem mais de 15 espécies de anfíbios registrados. Existem também muitas espécies de aves e cobras.
No banhado, nós encontramos exemplares de mata atlântica. Existem também árvores frutíferas como a amoreira, urucu, plantas que resistiram ao tempo e fazem parte da flora do banhado.
As autoridades sempre fecharam os olhos para o Banhado, apesar dos vários projetos, que nunca saíram do papel.
A especulação imobiliária vem nos últimos anos invadindo cada vez mais o Banhado, só não o tomando, porque os moradores do são os guardiões daquela área, se não fosse eles o Banhado já estaria invadido pelas imobiliárias.
A prefeitura, a guarda municipal, em conjunto com a polícia militar fazem um cerco no Banhado de forma repressiva, submetendo aqueles moradores que vão para o trabalho ou chegam, com revista, palavras ofensivas e ameaçadoras e até agressão física.
Nas entradas do Banhado a guarda municipal mantém viaturas 24 horas por dia, para controlar os moradores e tumultuar a ida e vinda dos moradores. Nesses últimos meses de 2022 a polícia militar iniciou uma ocupação de guerra, com invasão às residências sem mandado judicial, intimidação e violência contra os moradores, para que eles desocupem a área.

Fotos Joka Faria, movimento dos loteamento na periferia de São José dos Campos SP.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*