O Diamante Negro

Leônidas, do São Paulo, durante jogo do Campeonato Paulista de Futebol, no Estádio do Pacaembu (Alberto Sartini/Veja SP)

 

O Diamante Negro

 

O carioca Leônidas da Silva brilhou no futebol brasileiro dos anos 1930-50, ficou célebre por ser goleador e, principalmente, por ter inventado a jogada ‘da bicicleta’ que exige um alto grau de habilidade e agilidade física.
O craque ficou tão popular que, em 1938, a empresa de chocolates Lacta, num lance de genialidade de marketing, criou um novo bombom e batizou-o de ‘Diamante Negro’, o apelido carinhoso com que o povo o chamava. O jogador se tornou, então, um dos primeiros jogadores brasileiros a cobrar pelo uso da imagem em propagandas.
O tempo passou, o nosso herói veio a falecer em 2004, passou para a história do futebol, mas o chocolate que leva seu apelido continua popular e é um dos mais vendidos pela Lacta, até aos dias de hoje.
Gostaria de ver a empresa fazer um pequeno gesto de reconhecimento, explicando nas embalagens do bombom o histórico do “Diamante Negro”, para que as novas gerações tenham, também, o prazer de saber quem foi Leônidas da Silva.

Domingos dos Santos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*