“O que é ser homem, mulher e coisas do tipo”

 

“O que é ser homem, mulher e coisas do tipo” (Paulo Ghiraldelli)

Reflexão de Joka Faria

Em tempos que o debate da questão sexual e os comportamentos estão em pauta, este artigo do professor Paulo Ghiraldelli é bem esclarecedor. Temos convivido com as questões identitárias, as linguagens neutras e outras coisinhas. O ser humano é mais complexo do que conseguimos entender. Então ler um artigo deste é bem esclarecedor. Como o professor coloca um pênis e uma vagina não define comportamentos e gostos. E não deve se prender a rótulos como masculino e feminino. E a criatividade humana fica onde, na maneira de se vestir e se comportar?
Somos educados de acordo com nossas genitais, mas não somos nossos genitais, somos almas, espíritos; este nosso corpo é animado por algo maior que é nosso espírito. É bom pesquisarmos em Freud, Wilhelm Reich e buscar pensadores atuais como Judith Butler. Não devemos nos assustar quando vemos um homem usar saias, as mulheres usam calças – Foi um desafio para elas. Temos que conviver com estes rótulos heterossexuais, homoafetivos, bissexuais e por aí vai. Mas somos seres humanos e devemos ser livres se não prejudicamos o próximo. A moda que nos liberta!
A questão social do emprego, família e amigos querem nos colocar as camisas de força dos comportamentos sociais. As religiões querem tirar a liberdade com seus dogmas. Já vi séries nas plataformas onde um homem do oriente médio, se voltasse ao seu país seria morto por ser homoafetivo. E assim é a realidade atual, muito mais reflexiva e atuante que nos anos 80,90. Vamos nos atualizar. E as escolas, por causa de conservadores não se chega a este debate? Professores são pressionados a não fazer estes debates. A escola é o palco correto para se debater a sexualidade e os comportamentos humanos.
No mais vamos seguindo nossa jornada de autodescoberta.

João Carlos Faria
18 de Junho de 2023

https://ghiraldelli.online/2023/06/14/o-que-e-ser-mulher-homem-e-coisas-do-tipo/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*