O que eles têm a dizer?
“No começo pensei que estivesse lutando para salvar as seringueiras. Depois pensei que estivesse lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora percebo que estou lutando pela humanidade”. CHICO MENDES
Aristóteles afirmou ser o organismo um sistema que funciona como uma Unidade. E que qualquer estímulo capaz de atingi-lo em qualquer de suas partes, produzirá mudanças na unidade total. Trocando em miúdos, o organismo se comporta como uma totalidade uniforme, não constituindo apenas um mero conjunto de partes. Isso vale para o ser humano tanto como para o planeta. Ambos são organismos vivos. Qualquer evento traumático em qualquer de suas partes repercute no todo.
Séculos depois de Aristóteles, alguns filósofos conceberam o “mecanicismo”, contrapondo-se à teoria “organísmica” do filósofo grego. Propuseram a ideia de um espaço geometrizado no interior do qual a inter-relação entre as partes é governada por uma causalidade cega. A natureza passa, então, a ser considerada uma máquina, um mecanismo em funcionamento onde tudo é explicado pelas leis do movimento.
Aí deu merda”. O ser humano começou a entender o planeta e natureza que o compõe como uma máquina a ser explorada a seu bel prazer. Numa concepção maquiavélica , tudo pode ser explorado e monetizado, em nome de um progresso cuja definição torna-se cada vez mais controversa, porque, no final visa-se mesmo é lucro em cima de lucro.
Então, não é de se espantar a tragédia de Porto Alegre e muitas cidades gaúchas. Devemos, sim, lamentar as vítimas e todo o espectro de devastação causado pela enchentes. É uma tristeza imensa!
De todas as agressões à natureza, a mudança climática é a sua consequência mais dramática e deverá atingir todo o planeta,
E agora, os negacionistas? O que eles têm a dizer?
E os nossos governantes? O que eles têm a dizer? Ignorando ou negligenciando os alertas metereológicos, não se prepararam para essa emergência. Não investiram em medidas capazes de evitar ou pelo menos mitigar esses desastres. Não fizeram as previsões orçamentárias para fazer frente a essas calamidades.
O que todos têm a dizer?
Por Gilberto Silos
É o resultado de quem pode mais, o homem ou a natureza? Já de muitas experiências vividas a humanidade não aprende a respeitar a natureza. Na Natureza está Deus e ele regenera, se renova e volta triunfante
Gilberto, estamos sofrendo as consequências. Tanto fizemos que agora veio a fatura.
Toda ação tem uma reação!
Será que ainda dá tempo de reverter? Quero a resposta dos esperançosos, porque a outra resposta, já tenho.