Ô trem bom!

Ô trem bom!

 

Sou paranaense não mineira, mas viajar de trem é um trem “bão” demais “uai”. Andar num trem de passageiros sempre foi excitante pra mim. Lembro de quando saía do Paraná de trem e passava um dia todo viajando num trem e descia na antiga estação da Luz em São Paulo; eu digo antiga, porque esta estação era bem diferente. E depois que descia do trem, as pernas ficavam bambas e a cabeça rodando. E passava uma semana com aquele balanço do trem na cabeça; sentia que estava dentro dele ou ele dentro da gente.
Depois acabaram-se as viagens por trem, só ônibus, carro, avião, mas ô trem bom sô, andar de trem. O metrô é legal, mas legal mesmo é o trem de ferro, como costumava me referir a esse meio de transporte hoje Old School, mas na minha infância era topzera.
Sempre que posso ando de metrô ou trem da região metropolitana de São Paulo, na esperança de um dia, voltar os interestaduais, para aquela longa viagem dentro de um trem.

E por esses dias, teve o Festival do Cambuci no distrito de Sabaúna, que pertence a Mogi das Cruzes, cidade metropolitana de São Paulo. Então, colocaram em atividade o Trem que sai da Estação de Guararema até a Estação de Sabaúna. O Especial “Trem do Cambuci”, onde se poderia escolher entre três tipos de carros para fazer o trajeto:

1- Classe Executiva
2- Classe Turística
3- Classe Panorâmico Caboose

A saída da estação de Guararema, passando por Luís Carlos chegando em Sabaúna e depois o trajeto de volta: Sabaúna – Guararema. Passou pela estação da Vila Luís Carlos, mas nesta viagem especial, não subia nem descia passageiros nesta estação.

É possível comprar as passagens on-line, mas também tem como comprar alguns momentos antes da saída, na própria estação de Guararema, caso ainda não esteja lotado. Esse trem do Cambuci foi especial por conta do Festival que estava acontecendo em Sabaúna, mas aos finais de semana tem os passeios entre Guararema e a Vila de Luís Carlos. Vou deixar o link do site, onde tem todas as informações.

O passeio é deslumbrante porque é possível ver a paisagem tranquilamente pelas janelas que são abertas e dá para sentir o vento e os cheiros advindos de fora. Além disso, podemos ver os “nossos fãs” que acenam pra gente quando passamos pelos caminhos, bairros, enfim onde tem gente perto da linha. Um trem é um trem, bom demais e atraente o bastante para todos os que estão fora, acenem encantados e compartilhem da nossa alegria. E nós, dentro do trem, acenamos de volta em agradecimento aos “nossos fãs”, digo, fãs do trem.

E o mais interessante foi que a viagem toda de ida, fomos ouvindo música ao vivo, de Guararema a Sabaúna, com o melhor da nossa música raiz tradicional. Uma dupla da região que vai tocando e cantando pelos vagões do trem, trazendo descontração e alegria a todos os passageiros. Eles são o Sr Reginaldo e o Sr Wilson, na sanfona.  Bom demais apreciar a paisagem, ouvindo um som raiz da nossa cultura regional.

Vou colocar abaixo os vídeos do passeio. É muita diversão e emoção nesse trem “bão”.

Elizabeth de Souza

Viagem de trem
De Guararema a Sabaúna

 

 

Para mais informações clique nos links abaixo:

http://www.tremdeguararema.com.br/

https://www.tremdeguararema.com.br/trem-do-cambuci/

 

 

Durante a viagem de volta, eu cantarolava em meus pensamentos o “Trem da Viração”

 

 

Sobre Elizabeth Souza 408 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

3 Comentários

  1. Que relato gostoso de ler. Dá até a impressão de que a gente está viajando também. Tenho uma ligação muito afetiva com os trens. Meu avô materno foi ferroviário durante 40 anos. Em minha adolescência e juventude viajei muito nos trens da Mogiana, que faziam o percurso Campinas a Araguari, lá no Triângulo Mineiro.Pena que, com exceção das linhas turísticas, os trens de passageiros são coisas do passado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*