OSCAR 2022 – Comentários de todas as categorias

OSCAR 2002 – Comentários (Daltopiniões)

* BEST PICTURE* 
* MELHOR FILME*

* Vencedor: Coda (No Ritmo do Coração)

Também concorriam:

* Belfast
* Don’t Look Up (Não Olhe Para Cima)
* Drive My Car
* Dune (Duna)
* King Richard (King Richard: Criando Campeãs)
* Licorice Pizza
* Nightmare Alley (O Beco dos Pesadelos)
* The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)
* West Side Story (Amor, Sublime Amor)

Daltopinião: aqui a disputa estava mesmo entre No Ritmo do Coração e Ataque dos Cães. Ambos haviam vencido o Globo de Ouro, o primeiro de Melhor Filme – Musical ou Comédia e o segundo de Melhor Filme – Drama… no início da corrida ao Oscar, Ataque dos Cães havia despontado como favorito, mas aos poucos No Ritmo do Coração foi ganhando o coração da Academia, e chegou na cerimônia com grandes chances de vitória, o que acabou mesmo se concretizando. O filme fez história também por ser a primeira produção de streaming (Apple TV) a vencer o Oscar de Melhor Filme. Trata-se de uma refilmagem do francês “A Família Bélier”, de 2014, mas com a diferença de que a versão estadunidense utilizou atores realmente deficientes auditivos. O filme conta a interessantíssima história de Ruby, aluna do ensino médio que é a única pessoa da família com a capacidade de ouvir e que é uma talentosa cantora. O título original do filme é CODA, que em inglês é uma sigla para “filhos de pais surdos” (Children Of Deaf Adults). Mas há um duplo sentido, já que “Coda” é como é chamada a parte final de uma música, e no filme tudo se conecta por causa do dom da filha para o lado musical. Grande película, e que foi merecedora da estatueta dourada.

*DIRECTING* 
*MELHOR DIRETOR*

* Vencedora: Jane Campion, por The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)

Também concorriam:

* Kenneth Branagh, por Belfast
* Ryusuke Hamaguchi, por Drive My Car
* Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
* Steven Spielberg, por West Side Story (Amor, Sublime Amor)

Daltopinião: um dos prêmios mais previsíveis da noite, não tinha como Jane Campion não sair vitoriosa na cerimônia, por sua impecável direção de um faroeste silencioso, forte e que foge ao lugar comum. Ela já havia vencido o Globo de Ouro como Melhor Diretora, além de outros prêmios neste ano e sua consagração era mera questão protocolar no Oscar 2022. Vitória mais que merecida para a grande cineasta neozelandesa, que já tinha um Oscar de Melhor Roteiro Original, por O Piano, em 1993.

* ACTOR IN A LEADING ROLE* 
* MELHOR ATOR*

* Vencedor: Will Smith, por King Richard (King Richard: Criando Campeãs)

Também concorriam:

* Javier Bardem, por Being the Ricardos (Apresentando os Ricardos)
* Benedict Cumberbatch, por The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)
* Andrew Garfield, por tick, tick BOOM! (tick, tick BOOM!)
* Denzel Washington, por The Tragedy of Macbeth (A Tragédia de Macbeth)

Daltopinião: todos os concorrentes haviam tido atuações impecáveis, mas a disputa aqui estava entre Will Smith e Benedict Cumberbatch. Will, vencedor do Globo de Ouro por Melhor Ator em Filme – Drama despontava com certo favoritismo, além do clamor popular de que ele já merecia a estatueta dourada por toda sua carreira. Sua atuação em King Richard: Criando Campeãs, vivendo o pai das irmãs Williams foi portentosa, e sua vitória foi merecida. Pena que o prêmio acabou eclipsado pelo episódio em que Chris Rock fez uma piada infeliz com Jada Pinkett Smith, esposa de Will, que sofre de alopecia, doença que provoca a queda dos cabelos, o que causou a fúria daquele que seria o vencedor do Oscar, que agrediu o apresentador, numa cena que bem poderia ser de Everybody Hates Chris.

* ACTRESS IN A LEADING ROLE* 
* MELHOR ATRIZ*

* Vencedora: Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye (Os Olhos de Tammy Faye)

Também concorriam:

* Olivia Colman, por The Lost Daughter (A Filha Perdida)
* Penélope Cruz, por Parallel Mothers (Mães Paralelas)
* Nicole Kidman, por Being the Ricardos (Apresentando os Ricardos)
* Kristen Stewart, por Spencer

Daltopinião: a principal favorita era mesmo Jessica Chastain, por seu trabalho excepcional em Os Olhos de Tammy Faye, apesar de que ela havia sido derrotada por Nicole Kidman no Globo de Ouro. A sempre ótima Penélope Cruz também vinha forte (eu torcia por ela), por sua elogiadíssima atuação em Mães Paralelas, mas acabou mesmo dando a lógica e o Oscar foi para a grande atriz estadunidense, de forma merecida.

* WRITING (ORIGINAL SCREENPLAY)* 
* MELHOR ROTEIRO ORIGINAL*

* Vencedor: Kenneth Branagh, por Belfast

Também concorriam:

* Adam McKay (roteiro); Adam McKay & David Sirota (história), por Don’t Look Up (Não Olhe Para Cima)
* Zach Baylin, por King Richard (King Richard: Criando Campeãs)
* Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
* Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person In The World (A Pior Pessoa do Mundo)

Daltopinião: esta era uma categoria bastante equilibrada, mas Kenneth Branagh tinha um certo favoritismo por já ter vencido o Globo de Ouro, e o talentoso ator, diretor e roteirista norte-irlandês acabou levando também a estatueta dourada para casa. Este foi um trabalho muito íntimo, pois Branagh baseou o roteiro em suas próprias memórias. Vitória merecida pelo que foi inegavelmente um grande trabalho.

* WRITING (ADAPTED SCREENPLAY)* 
* MELHOR ROTEIRO ADAPTADO*

* Vencedora: Siân Heder, por Coda (No Ritmo do Coração)

Também concorriam:

* Ryusuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
* Denis Villeneuve, Eric Roth & Jon Spaihts, por Dune (Duna)
* Maggie Gyllenhaal, por The Lost Daughter (A Filha Perdida)
* Jane Campion, por The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)

Daltopinião: a briga aqui estava igual a de Melhor Filme, entre No Ritmo do Coração e Ataque dos Cães, mas o favoritismo estava mesmo para Siân Heder, que já havia vencido o BAFTA e sido indicada para outros prêmios. Admirável que duas mulheres eram as favoritas… e quem acabou levando foi mesmo a talentosa cineasta e roteirista estadunidense, por seu grande trabalho adaptando o roteiro originalmente francês de No Ritmo do Coração.

* ACTOR IN A SUPPORTING ROLE* 
* MELHOR ATOR COADJUVANTE*

* Vencedor: Troy Kotsur, por Coda (No Ritmo do Coração)

Também concorriam:

* Ciarán Hinds, por Belfast
* Jesse Plemons, por The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)
* J. K. Simmons, por Being the Ricardos (Apresentando os Ricardos)
* Kodi Smit-McPhee, por The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)

Daltopinião: novamente uma disputa acirrada entre Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração… Kodi Smit-McPhee havia vencido o Globo de Ouro por sua grande atuação no faroeste intimista de Jane Campion, mas o que dizer da atuação visceral de Troy Kotsur em Coda? Ele acabou vitorioso merecidamente e ainda nos brindou com um incrível discurso em linguagem de sinais, numa das cenas mais marcantes da cerimônia.

* ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE* 
* MELHOR ATRIZ COADJUVANTE*

* Vencedora: Ariana DeBose, por West Side Story (Amor, Sublime Amor)

Também concorriam:

* Jessie Buckley, por The Lost Daughter (A Filha Perdida)
* Judi Dench, por Belfast
* Kirsten Dunst, por The Power Of The Dog (Ataque dos Cães)
* Aunjanue Ellis, por King Richard (King Richard: Criando Campeãs)

Daltoponião: Ariana era a favorita por seu marcante trabalho na produção de Steven Spielberg, que já lhe havia dado o Globo de Ouro e a previsão acabou se concretizando. Aliás este foi um dos Oscars com o menor número de surpresas entre os vencedores. Foi merecido pois ela entregou uma atuação impecável. Destaque também para seu belo discurso inclusivo ao receber o prêmio.

* ANIMATED FEATURE FILM* 
* LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO*

* Vencedor: Encanto, por Jared Bush, Byron Howard, Yvett Merino e Clark Spencer

Também concorriam:

* Luca, por Enrico Casarosa e Andrea Warren
* Flee, por Jonas Poher Rasmussen, Monica Hellström, Signe Byrge Sørensen e Charlotte De La Gournerie
* The Mitchells Vs. The Machines (A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas), por Mike Rianda, Phil Lord, Christopher Miller e Kurt Albrecht
* Raya And The Last Dragon (Raya e o Último Dragão), por Don Hall, Carlos López Estrada, Osnat Shurer e Peter Del Vecho

Daltopinião: Encanto era favoritíssimo, todos já sabiam que seria o vencedor, então minha torcida pelo belo Luca era uma derrota certa. A animação de Jared Bush, Byron Howard, Yvett Merino e Clark Spencer já havia vencido o Globo de Ouro, além de outros prêmios, e eles foram para a cerimônia apenas para protocolar sua vitória. É a Disney no topo novamente.

* PRODUCTION DESIGN* 
* DIREÇÃO DE ARTE & CENÁRIOS*

* Vencedor: Dune (Duna), por Patrice Vermette (Direção de Arte) e Zsuzsanna Sipos (Cenários)

Também concorriam:

* Nightmare Alley (O Beco dos Pesadelos), por Tamara Deverell (Direção de Arte) e Shane Vieau (Cenários)
* The Power Of The Dog (Ataque dos Cães), por Grant Major (Direção de Arte) e Amber Richards (Cenários)
* The Tragedy of Macbeth (A Tragédia de Macbeth), por Stefan Dechant (Direção de Arte) e Nancy Haigh (Cenários)
* West Side Story (Amor, Sublime Amor), por Adam Stockhausen (Direção de Arte) e Rena DeAngelo (Cenários)

Daltopinião: primeiro dos 6 Oscars vencidos pela superprodução Duna, baseado na obra-prima literária de Frank Herbert (um dos melhores livros que li na vida). Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos entregaram um trabalho estupendo, e talvez inspirados pela Especiaria de Arrakis, os votantes da Academia elegeram como vencedor um filme que não tem temática que seja muito do agrado do Oscar, o que só torna mais marcante a vitória do filme de Denis Villeneuve.

* CINEMATOGRAPHY* 
* FOTOGRAFIA*

* Vencedor: Dune (Duna), por Greig Fraser

Também concorriam:

* Nightmare Alley (O Beco dos Pesadelos), por Dan Laustsen
* The Power Of The Dog (Ataque dos Cães), por Ari Wegner
* The Tragedy of Macbeth (A Tragédia de Macbeth), por Bruno Delbonnel
* West Side Story (Amor, Sublime Amor), por Janusz Kaminski

Daltopinião: uma Fotografia excepcional, que valorizou muito as filmagens em cenas abertas, usando luz natural… tinha que ser vencedora. Greig Fraser deu uma aula neste filme, seu trabalho foi de outro planeta (com o perdão do trocadilho infame) e seu favoritismo acabou premiado com todos os méritos.

* COSTUME DESIGN* 
* FIGURINO*

* Vencedor: Cruella, por Jenny Beavan

Também concorriam:

* Cyrano, por Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran
* Dune (Duna), por Jacqueline West e Robert Morgan
* Nightmare Alley (O Beco dos Pesadelos), por Luis Sequeira
* West Side Story (Amor, Sublime Amor), por Paul Tazewell

Daltoponião: a favorita era a produção da Disney, até porque é uma filme que trata de moda e figurinos… natural que saísse vencedora. Jenny Beavan levou merecidamente seu terceiro Oscar para casa, ela que já havia vencido anteriormente em 1987 (Uma Janela para o Amor) e 2016 (Mad Max: Estrada da Fúria).

* FILM EDITING* 
* MONTAGEM*

* Vencedor: Dune (Duna), por Joe Walker

Também concorriam:

* Don’t Look Up (Não Olhe Para Cima), por Hank Corwin
* King Richard (King Richard: Criando Campeãs), por Pamela Martin
* The Power Of The Dog (Ataque dos Cães), por Peter Sciberras
* tick, tick BOOM!, por Myron Kerstein e Andrew Weisblum

Daltopinião: bicho-papão das categorias técnicas, Duna era favorito e acabou sendo mesmo a vencedor, por uma Montagem impecável e que beirou a perfeição, entregue por Joe Walker. O Oscar foi para boas mãos.

* MAKEUP AND HAIRSTYLING* 
* MAQUIAGEM & PENTEADO*

* Vencedor: The Eyes of Tammy Faye (Os Olhos de Tammy Faye), por Linda Dowds, Stephanie Ingram e Justin Raleigh

Também concorriam:

* Coming 2 America (Um Príncipe em Nova York 2), por Mike Marino, Stacey Morris e Carla Farmer
* Cruella, por Nadia Stacey, Naomi Donne e Julia Vernon
* Dune (Duna), por Donald Mowat, Love Larson e Eva von Bahr
* House of Gucci (Casa Gucci), por Göran Lundström, Anna Carin Lock e Frederic Aspiras

Daltopinião: o mais do que inspirado trabalho de Linda Dowds, Stephanie Ingram e Justin Raleigh por Os Olhos de Tammy Faye os fez chegar como favoritos nesta categoria, previsão que acabou por se concretizar, nesta cerimônia que praticamente não trouxe surpresa entre os vencedores. Vitória merecida.

* MUSIC (ORIGINAL SCORE)* 
* TRILHA SONORA ORIGINAL*

* Vencedor: Dune (Duna), por Hans Zimmer

Também concorriam:

* Don’t Look Up (Não Olhe Para Cima), por Nicholas Britell
* Encanto, por Germaine Franco
* Parallel Mothers (Mães Paralelas), por Alberto Iglesias
* The Power Of The Dog (Ataque dos Cães), por Jonny Greenwood

Daltopinião: competir contra o genial Hans Zimmer não é coisa fácil… vencedor também do Globo de Ouro, ele chegava aqui como o grande favorito da categoria, em sua décima segunda indicação. E sua épica trilha para Duna acabou mesmo sendo laureada, como era esperado. Foi a segunda estatueta dourada vencida pelo compositor alemão, já que ele havia vencido em 1995 por O Rei Leão.

 

* MUSIC (ORIGINAL SONG)* 
* CANÇÃO*

* Vencedor: No Time To Die (007 – Sem Tempo Para Morrer), por “No Time To Die”. Música e Letra de Billie Eilish e Finneas O’Connell

Também concorriam:

* King Richard (King Richard: Criando Campeãs), por “Be Alive”. Música e Letra de DIXSON e Beyoncé Knowles-Carter
* Encanto, por “Dos Oruguitas”. Música e Letra de Lin-Manuel Miranda
* Belfast, por “Down To Joy”. Música e Letra de Van Morrison
* Four Good Days (Quatro Dias Com Ela), por “Somehow you do”. Música e Letra de Diane Warren

Daltopinião: apesar dos concorrentes de peso, Billie Eilish e Finneas O’Connell eram os grandes favoritos aqui. Não contentes em já terem vencido o Globo de Ouro, a talentosa dupla levou também a estatueta dourada para casa, com o bônus de uma sublime interpretação da canção vencedora.

 

* VISUAL EFFECTS* 
* EFEITOS VISUAIS*

* Vencedor: Dune (Duna), por Paul Lambert, Tristan Myles, Brian Connor e Gerd Nefzer

Também concorriam:

* Free Guy (Free Guy: Assumindo o Controle), por Swen Gillberg, Bryan Grill, Nikos Kalaitzidis e Dan Sudick
* No Time To Die (007 – Sem Tempo Para Morrer), por Charlie Noble, Joel Green, Jonathan Fawkner e Chris Corbould
* Shang-Chi and The Legend of The Ten Rings (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), por Christopher Townsend, Joe Farrell, Sean Noel Walker e Dan Oliver
* Spider-Man: No Way Home (Homem-Aranha: Sem Volta para Casa), por Kelly Port, Chris Waegner, Scott Edelstein e Dan Sudick

Daltopinião: todos os concorrentes haviam apresentado grandes trabalhos de efeitos visuais neste ano, mas Duna se destacava com grande favoritismo, por tornar possível que a incrível saga de Frank Herbert ganhasse vida na tela grande. Que diferença do filme de 1984, que contou com “defeitos especiais”, devido ao orçamento limitado. O Oscar foi para as mãos certas!

 

* SOUND* 
* MELHOR SOM*

* Vencedor: Dune (Duna), por Mac Ruth, Mark Mangini, Theo Green, Doug Hemphill e Ron Bartlett

Também concorriam:

* Belfast, por Denise Yarde, Simon Chase, James Mather e Niv Adiri
* No Time To Die (007 – Sem Tempo Para Morrer), por Simon Hayes, Oliver Tarney, James Harrison, Paul Massey e Mark Taylor
* The Power Of The Dog (Ataque dos Cães), por Richard Flynn, Robert Mackenzie e Tara Webb
* West Side Story (Amor, Sublime Amor), por Tod A. Maitland, Gary Rydstrom, Brian Chumney, Andy Nelson e Shawn Murphy

Daltopinião: na maioria das vezes o vencedor desta categoria ecoa o dos Efeitos Visuais, e desta vez não foi diferente, com o grande trabalho de Mac Ruth, Mark Mangini, Theo Green, Doug Hemphill e Ron Bartlett sendo laureado na noite. E Duna fechava aqui seu sexto Oscar, sendo ao menos na quantidade, o maior vencedor do Oscar 2022.

 

* INTERNATIONAL FEATURE FILM* 
* LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL*

* Vencedor: Drive My Car (Doraibu mai kā) – Japão. Direção de Ryusuke Hamaguchi

Também concorriam:

* Flee (Flugt) – Dinamarca. Direção de Jonas Poher Rasmussen
* The Hand of God (A Mão de Deus) – Itália. Direção de Paolo Sorrentino
* Lunana: A Yak In The Classroom (A Felicidade das Pequenas Coisas) – Butão. Direção de Pawo Choyning Dorji
* The Worst Person In The World (A Pior Pessoa do Mundo) – Noruega. Direção de Joachim Trier

Daltopinião: aqui mais uma categoria em que todos já sabiam quem seria o vencedor, pois o favoritismo de Drive My Car era gigantesco. Não por acaso concorria também como Melhor Filme, Diretor e Roteiro. Vencedor de vários prêmios, como o BAFTA, a consagração da grandiosa obra de Ryusuke Hamaguchi foi protocolar.

 

* DOCUMENTARY FEATURE* 
* DOCUMENTÁRIO*

* Vencedor: Summer of Soul (… Or, When The Revolution Could Not Be Televised), por Ahmir “Questlove” Thompson, Joseph Patel, Robert Fyvolent e David Dinerstein

Também concorriam:

* Ascension (Ascensão), por Jessica Kingdon, Kira Simon-Kennedy e Nathan Truesdell
* Attica, por Stanley Nelson e Traci A. Curry
* Flee, por Jonas Poher Rasmussen, Monica Hellström, Signe Byrge Sørensen e Charlotte De La Gournerie
* Writing With Fire (Escrevendo Com Fogo), por Rintu Thomas e Sushmit Ghosh

Daltopinião: depois de vencer vários prêmios, Summer of Soul chegava ao Oscar como favorito nesta categoria e não houve surpresas, com este documentário sobre o lendário Harlem Cultural Festival, de 1969, sendo merecidamente declarado o vencedor. Esta é uma produção imperdível.

 

* DOCUMENTARY SHORT SUBJECT* 
* DOCUMENTÁRIO – CURTA*

* Vencedor: The Queen of Basketball, por Ben Proudfoot

Também concorriam:

* Audible, por Matt Ogens e Geoff McLean
* Lead Me Home, por Pedro Kos e Jon Shenk
* Three Songs for Benazir, por Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mirzaei
* When We Were Bullies, por Jay Rosenblatt

Daltopinião: aqui tínhamos um brasileiro na disputa, o cineasta carioca Pedro Kos estava na disputa por Lead Me Home, ao lado do estadunidense Jon Shenk, mas o favorito The Queen of Basketbal, de Ben Proudfoot, acabou mesmo sendo o grande vencedor nesta categoria.

 

* SHORT FILM (ANIMATED)* 
* CURTA DE ANIMAÇÃO*

* Vencedor: The Windshield Wiper, por Alberto Mielgo e Leo Sanchez

Também concorriam:

* Affairs Of The Art, por Joanna Quinn e Les Mills
* Bestia, por Hugo Covarrubias e Tevo Díaz
* Boxballet, por Anton Dyakov
* Robin Robin (A Sabiá Sabiazinha), por Dan Ojari e Mikey Please

Daltopinião: aqui uma rara surpresa na premiação do Oscar 2022, pois o grande favorito era o excelente A Sabiá Sabiazinha, dos mesmos criadores de Shaun, o Carneiro, mas o hispano-estadunidense The Windshield Wiper correu por fora e surpreeendeu, sendo o grande vencedor para Melhor Curta de Animação.

 

* SHORT FILM (LIVE ACTION)* 
* CURTA-METRAGEM*

* Vencedor: The Long Goodbye, por Aneil Karia e Riz Ahmed

Também concorriam:

* Ala Kachuu – Take and Run, por Maria Brendle e Nadine Lüchinger
* The Dress, por Tadeusz Łysiak e Maciej Ślesicki
* On My Mind, por Martin Strange-Hansen e Kim Magnusson
* Please Hold, por K.D. Dávila e Levin Menekse

Daltopinião: o grande vencedor aqui foi The Long Goodbye, estrelado pelo ator Riz Ahmed (indicado a Melhor Ator em 2021 por O Som do Silêncio) e dirigido por Aneil Karia. É um curta de atmosfera inquietante e uma conclusão poderosa e impactante, que merecidamente saiu como o vencedor

DALTO FIDENCIO   
nils satis nisi optimum

4 Comentários

  1. Dalto, que maravilha!
    Acho que 2021 fui muito preguiçosa e não assisti os filmes concorrentes como nos anos anteriores…dessa vez só assisti
    “Ataque dos Cães” que gostei muito, por ser um faroeste com um foco realmente intimista (normalmente gosto dos faroestes do meu amado Tarantino, né?)… e assisti “Encanto” que detestei. Vou assistir “Duna” pois acredito que mereceu seis estatuetas.
    Dalto, parabéns pelas “Daltopiniões” que são primorosas e assertivas. Abraço

  2. Grato Beth! Ataque do Cães sai do lugar comum, sem dúvida. Encanto agradou os críticos mas desagradou muito fã de animações também… e Duna é grandioso, mas te aviso que é apenas metade de um filme, já que deixaram o resto do livro para Duna 2.

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