Passeios pela Serra da Mantiqueira

 

Passeios pela Serra da Mantiqueira

Joka Faria em caminhada pela Serra que chora

 

 

Feriado acabando e as rotinas chegando, semana para começar e fiz uma reflexão sobre a necessidade de uma editora em minha cidade. Ficará só em reflexão, pois estamos sós em nossas rotinas. Fiz uma belíssima caminhada numa estrada de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. Outros amigos em outros lugares, represas, São Luiz do Paraitinga e a vida segue. Os dias passaram e fiquei sabendo da morte do poeta Nadir Jacob Cury, alguns meses depois. É a vida em nossas redes sociais e as minhas sem cliques. Como somos passageiros!
E a Mantiqueira, serra com sua exuberante Mata Atlântica. Como é delicioso ao longo do tempo refazer esta estrada que começa na Cachoeira Roncador e chega a sede do distrito. Vídeos, fotos, são doze quilômetros da cachoeira ao distrito. Até hoje não fiz a travessia para Monte Verde. Uma hora desta chego nesses lugares sem nenhuma pressa. A vida é breve como o bater de asas de um beija flor.
E cadê meus livros? Retratos de minha ilusória passagem nesta dimensão. Uma Igreja na Europa transformada em bar. Ainda bem que não virou sauna. Falar nisso, hoje é domingo, dia da parada LGBT…Como a sexualidade ainda é tabu em nossas realidades, como nos fala Solfidone num grupo de amigos do whatsapp e tudo segue daqui a alguns anos chego à terceira idade. Eu tenho tantos sonhos, fazendo concursos para garantir uma aposentadoria tranquila. Nos que íamos mudar o mundo? Hoje senhoras e senhores deitados em berço esplêndido…Um deles era trabalhar em estúdios de cinema em Los Angeles para escrever crônicas diárias do mundo do cinema.

 

A estrada que fiz é no bairro Guaxindiba…Como a Mantiqueira encanta. E São Francisco Xavier é uma pequena parte da Mantiqueira. Deve ser muito bom conhecer as cidades desta serra.
Como seria fundamental uma editora pública nesta cidade das palavras. Leio prazerosamente o livro Chico Triste de Luiz Paulo Costa. Que figura maravilhosa foi este professor, escritor, folclorista, assim como é Luiz Paulo Costa.
No mais, vou fazendo minhas caminhadas, fazendo meus textos, vídeos enquanto aqui estou nesta dimensão. E na vitrola, Belchior. Aguardo as canções de Edu Planchêz para cantarmos nas praças do Brasil. Façamos renascer a Celebração ao Renascimento da Poesia e do Humanismo. Afinal somos Celebreiros na Cidade das Palavras, Entrementes a liberdade é o único caminho a seguir.

João Carlos Faria
Onze de junho de 2023, Domingo

Passeios pela Serra da Mantiqueira

Vídeos das Caminhadas

 

https://www.youtube.com/watch?v=8kBTlq-EU30/

 

1 Comentário

  1. Parabéns, Joka Faria, excelente matéria!
    Já trilhei pela Estrada de Guaxindiba algumas vezes…as trilhas só fazem bem sem olhar a quem…

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*