Pedaladas na Linha Verde
E no meio do caminho uma enorme roda GIGANTE
Joka Faria redescobrindo a cidade através de uma bicicleta
Feriado, manhã despertada bem tarde e um sol de outono. Um desafio é pedalar na Linha Verde de São José dos Campos, uma avenida feita recentemente, inaugurada no ano passado, que tem gerado inúmeras polêmicas, mas a mobilidade urbana é necessária. E no meio do caminho uma enorme roda gigante de um parque de diversão no bairro Morumbi. A polêmica é em relação ao número de passageiros transportados. Mas não é um projeto URBANO a longo prazo? Quero visitar o parque avistado, acho que as cidades deveriam ter lugares destinados a circos e parques. Mas a especulação imobiliária deixa? Dentro das minhas atuais reflexões, acho que o capitalismo venceu. Vivemos numa sociedade conformada, por acaso estamos mortos?
Por isso mergulho nas leituras de poetas, aceito doação de livros de filósofos. Ler em qualquer fase da vida tem inúmeras descobertas. A LINHA VERDE tem inúmeras ladeiras. E fico imaginando espaços de Solidariedade próximo a uma das estações. Espaços para ajudar a aprender a pescar, enfim a comunidade gerar renda. São tantas as brechas para podermos nos humanizar mesmo nesta Sociedade CAPITALISTA.
Vivemos estes dias de caos na segurança das escolas e não vi nenhuma proposta de solidariedade e aproveitar para refletir a sociedade excludente na qual vivemos. A ideologia dominante de mercado está entranhada dentro de todos nós. E sair para observar a urbanidade vemos tudo isto. Como as cracolândias que se espalham nas cidades.
Só as eleições de governos de esquerdas não aliviam este mal estar da civilização. O fascismo está entranhado nas atitudes das pessoas e na falta de atitude.
Pedaladas, caminhadas nas cidades nos ajudam a refletir e vivenciar numa manhã e tarde, a região Sul de São José e seus bairros – Jardim Satélite, Morumbi, Campos dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos, Parque Industrial, 31 de Março, etc.
E o Pinheirinho que tornou-se um pasto, ali onde houve um ato de resistência neste Brasil, pelo direito à moradia. Enquanto isso, quantos loteamentos chamados clandestinos sem direito a benefícios e infraestrutura. O Banhado e sua comunidade se vê ameaçado pelo seu direito de moradia. Tanta coisa acontecendo e nós cada vez mais sozinhos no admirável mundo das redes sociais.
João Carlos Faria
Joka Faria possui um papel que chamam de diploma de Pedagogia, mas o que são papéis? Nos cabe a sabedoria e isto nós temos?
Feriado de Tiradentes, 21 de Abril de 2023
Dá gosto ler o que você escreve Joka. Sempre fazendo a gente refletir, principalmente sobre a nossa omissão enquanto cidadãos.
Joka, você veio até a estação do Vale do Sol? É nessa estação que sempre vou para pegar o busão da linha verde…vou andando de casa até lá, um pouco longe, mas eu gosto de andar. Você esteve na região sul, veio em minha casa? Eu estava viajando! Quando vier de novo, passa em casa para tomar um café.