Pinóquio é uma possibilidade nos dias atuais?

Pinóquio é uma possibilidade nos dias atuais?

Por Joka Faria

CONTEMPORANEIDADE

CORPOS SE COLIDEM
E SE PERMITEM
CORPOS
SÃO UM AMONTOADO
DE SOLIDÕES
MATÉRIA DE PUTREFAÇÃO

Moraes

A possibilidade de arte e fantasia humana é devastadora. Estou vendo no X o desfile da Victoria’s Secret que aconteceu há alguns dias. E, num debate em um grupo de WhatsApp sobre a finitude com o poeta Moraes, percebo que, ainda bem, existe a escrita como uma das artes para registrar a vida. O que realmente somos? Tantas guerras, fome… miséria e tanto luxo? As redes sociais tomam nossas vidas — um vício e um aprendizado constante.

Tenho um poema no meu livro Retinas, Um anjo de asas vermelhas. Depois eu leio, já que não acho saraus em minha cidade. Ontem, me deliciei na seção feminina das lojas de departamentos no shopping. O modo de vestir masculino é tão careta e sem noção para a atualidade. Nos anos 60 e 70, a moda era uma festa andrógina. Que o digam Mick Jagger, Caetano Veloso e Ney Matogrosso, ícones masculinos, entre tantos outros. Vestidos e saias deveriam ser incorporados ao visual masculino. O debate da comunidade LGBT+ na atualidade provoca movimentações sísmicas na sociedade, embora haja exageros nos discursos identitários.

Ainda não vi uma música ou um poema em linguagem neutra que realmente faça valer essa proposta. Será uma questão de tempo? Já usei saias e vestidos, mas deixei de usar por causa da minha profissão. Acho, no entanto, fundamental vencer esses paradigmas. Hoje pesquisei sobre o assunto na internet e no site GPT. São diálogos insanos.

Pinóquio seria uma possibilidade nos dias de hoje? Criar um ser cibernético? Há também o poema IR9, de Solfidone. Estamos vivos e temos alma — pelos meus conhecimentos, ao menos. Imagine o nada? Já passei por inúmeras crenças e hoje acompanho Marcelo Marins no YouTube com sua Consciência Cósmica.

A arte nos move. Eu escrevo, faço vídeos e ouso cantar nesses dias. Levei só uns quarenta anos para me desconstruir e ousar cantar. A vida é breve, e, como diria Snoopy: vamos viver nossas possibilidades.

Abraços e boas chuvas neste fim de semana. Quem sabe meu guarda-roupa ganhe saias, vestidos e outras coisinhas mais? A vida é um desafio, e prender-se ao gênero é uma bobagem conservadora. Sejamos criativos, pois a morte é certa.

João Carlos Faria
17 de outubro de 2024

O desfile

 

Fotos

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*