“Planfletar é preciso, viver não é preciso”
O Panfletário completou 43 anos de (r)existência. Salve a poesia!!! Salve o Panfletário!!!
O Poeta Moraes como é conhecido na cidade de São José dos Campos, SP, vem desde os anos 80 panfletando seus poemas. Ele espalha sua poesia pela cidade. Salve Moraes!
Histórico Literário – Poeta Moraes
JOSÉ MORAES BARBOSA
POETA MORAES
José Moraes Barbosa, também conhecido como Poeta Moraes é professor de História, ambientalista e poeta joseense. Participou de vários movimentos literários em São José dos Campos desde 1984, tais como: mostra de cultura no SESC, eventos culturais na Praça Afonso Pena, oficinas de literatura, núcleos poéticos.
Publicou em edição independente, dez livros de poesia e trabalha com panfletos poéticos desde 1985, confeccionados em papel jornal, por produção própria do autor, intitulados “O Panfletário”.
Visando popularizar a poesia concreta os panfletos são distribuídos gratuitamente nos mais diversos meios, bares, escolas, universidades, nas ruas, sempre estimulando a reflexão sobre os contrastes urbanos.
Tal ofício poético tornou o poeta Moraes um joseense reconhecido no contexto poético literário da cidade, por sua postura arrojada, ética, contemporânea e por produzir um texto visceral com o seu olhar cético a respeito da urbanidade.
Atualmente organiza encontros de autores do Vale do Paraíba com o intuito de divulgar obras de escritores da cidade e região, palestras e debates sobre diversos temas, mostras poéticas, ministra oficinas sobre criação literária e saraus de poesia com acompanhamento musical em escolas públicas e privadas, faculdades, livrarias, empresas, sindicatos e espaços alternativos.
Em 2023 foi agraciado com o Prêmio Personalidades Culturais – Troféu Bete Sanches promovido pela Fundação Cultural de São José dos Campos SP, pela trajetória e reconhecimento dos 40 anos de ”O Panfletário”.
Faça um comentário