Pra começar bem o dia

Pra começar bem o dia

 

Agora é pra valer! Já decidi: ao despertar, pela manhã, olharei com mais simpatia para aquela figura refletida no espelho. Vou lhe dar um bom dia e desejar-lhe um saboroso café da manhã. De preferência quente e com pouco açúcar. Pra começar bem o dia.

Vivo um momento de auto reconciliação. Parei de brigar comigo mesmo. Resolvi exorcizar os fantasmas do passado e viver o momento presente. Não dá mais para conviver com o que me rouba a paz de espírito e o bom humor. Sabe aquelas lembranças, recentes ou longínquas, que não nos fazem bem? Recordações capazes de baixar a autoestima. Flashbacks de palavras, ações ou omissões infelizes.

Vivemos tropeçando em nossas imperfeições, é claro. Além delas,  recebemos pressões das circunstâncias que nos cercam. Para o filósofo Ortega Y Gasset “o homem é ele e suas circunstâncias”. Fernando Pessoa faz alusões à existência de incontáveis indivíduos dentro de cada indivíduo.

O reconhecimento sincero da natureza equivocada das nossas ações ou omissões já é uma virtude. Mas permanecer a vida inteira fazendo mea culpa sem poder alterar o que ocorreu não é um comportamento saudável.

O sentimento de remorso pode ser construtivo quando implica arrependimento e reparação. Porém, não podemos arrastar esse fardo pela vida afora, se nada é possível mudar.

Aconteça o que acontecer, a vida continua. O valor das ações nas bolsas de valores vai continuar oscilando para cima ou para baixo. Crianças vão continuar nascendo. No ciclo natural da vida, outros retornarão ao pó, de onde vieram, ou se transformarão em cinzas nos crematórios. Jovens apaixonados se casarão e muitos se separarão. Os governantes continuarão a decepcionar seus eleitores. Essa pandemia, espera-se que tenha um prazo de validade, mas suas consequências, ao longo do tempo, são imprevisíveis. Depois de todo esse pesadelo, pode-se pensar em uma nova humanidade? É bom não alimentar muitas expectativas, pois segundo os bons astrólogos a Era de Aquário deverá começar só daqui uns seiscentos anos.

Não obstante essa realidade em que vivemos, não nos faltem sonhos e utopias. Sem elas a vida pode ser insuportável e estaremos irremediavelmente perdidos.

Como o mundo não vai acabar amanhã, uma boa dica é mergulhar no eterno fluxo da vida, com a esperança sempre seguindo adiante. É bom ver o sol raiar, pra começar bem o dia.

Let the sunshine in!

Por Gilberto Silos

Sobre Gilberto Silos 225 Artigos
Gilberto Silos, natural de São José do Rio Pardo - SP, é autodidata, poeta e escritor. Participou de algumas antologias e foi colunista de alguns jornais de São José dos Campos, cidade onde reside. Comentarista da Rádio TV Imprensa. Ativista ambiental e em defesa dos direitos da criança e do idoso. Apaixonado por música, literatura, cinema e esoterismo. Tem filhas e netos. Já plantou muitas árvores, mas está devendo o livro.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*