Que frio é esse?
Dedicado a João Timane!
Gente, estou com medo de sair da cama e congelar literalmente. Estou direto, só de repouso debaixo de 3 edredons, meias de lã e um pijama com capuz. Mas nem com todos os apetrechos é possível ficar quente. Tá um frio de doer.
Lembro dos meus passeios à Piraquara, um APA na região metropolitana de Curitiba, quando visitava meu irmão. Lá as casas são de tábua, com fogão de lenha que esquentam a casa, mas à noite é tão frio, que a gente não consegue se mexer debaixo de seis cobertores. Você não se mexe de tanto frio e por conta do peso dos cobertores.
Quando criança, ainda no Paraná, lembro das geadas, a gente acordava e saia da casa pra ver tudo branquinho lá fora. No meu caso, era só dar uma olhada rápida e voltava correndo para o balcão do fogão de lenha. O balcão era bem extenso, exatamente para as crianças ficarem sentadinhas se esquentando perto do fogo, enquanto na chapa, a mãe fazia café e fritava as pamonhas ou mandiocas para o café da manhã.
Recentemente, numa viagem que fiz ao Chile, num dos meses mais frios daquele país, foi uma grande preparação comprando roupas térmicas, tocas peludas e cachecóis que dava até para enrolar uma múmia. Em Santiago, nem cheguei a usar isso, pois havia sol, calor e somente quando fui à Farellones é que carreguei tudo comigo. Em vão, o frio de lá é bem diferente, até gostei, porque não dói. É um frio seco! Fiquei em alguns momentos, só de camiseta nas montanhas de neve. E espantada, como uma friorenta como eu, ficar sem a blusa? Mas era um frio diferente. Aqui é um frio úmido, molhado que dói os ossos da gente. Acredito que o frio em New York também deve ser um frio seco, meu amigo que morou lá oito anos, me disse que é um frio bem suportável. Não sei na Europa como é, mas aqui no Brasil, é de matar quando tem frio de verdade. Normalmente no mês de agosto, aqui no sudeste tem muito vento, às vezes um frio ameno e sempre um sol bonito e quente. E agora, neste 2020 de pragas, vírus e micróbios, esse congelamento do cão. O ano sem fim, viu!!!
Hoje vi um vídeo no Twitter mostrando a neve caindo em Campos do Jordão e começou a aparecer turistas de todo lado. É, pra quem gosta de frio, é um prato cheio. Eu como nunca fui fã de frio, é a morte.
Elizabeth de Souza
Faça um comentário