São Luiz do Paraitinga – Festa do Divino – TBT
“São Luiz do Paraitinga é uma cidade muito linda mesmo. Eu gostei das danças ‘Pi pi, pi pi’. Tem tanto desfile, tanta música, tanta emoção. É lindo! Eu fico imaginando essa cidade cheia de água da enchente do Rio Paraitinga, que aconteceu em 2010” (Isis Odara)
E nesse domingo de sol, com um lindo céu de brigadeiro na pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, aconteceu o encerramento dos festejos da Festa do Divino.
A Festa do Divino Espírito Santo é um evento católico que acontece quarenta dias depois da Páscoa. E as pessoas nesses dias fazem as suas orações, pedem bênçãos, pagam promessa e acompanham a procissão do Divino.
Essa festa tradicional acontece na cidade de São Luiz do Paraitinga desde o século XIX e é considerada a mais importante do município, tanto pelos filhos dessa terra, como para as pessoas que visitam a cidade por essa ocasião.
Realmente é um evento muito importante, pois a cidade estava cheia de turistas, além dos devotos, é claro. Muitos grupos folclóricos estavam se apresentando no Centro histórico da cidade. Eram grupos das mais variadas culturas de danças como a Congada, Moçambique, Dança de Roda, Dança de Fita, etc…, que os leitores do Entrementes podem conferir no vídeo abaixo. É emocionante verificar que essa cultura popular está mais viva do que nunca; Em contraste com a tecnologia, parece algo surreal diante dos nossos olhos que marejam ao perceber que ainda somos muito humanos e sensíveis diante das crenças e do lado místico que nos atrai e nos eleva e enleva.
Não deu para registrar tudo, mas é possível ver no vídeo e nas fotos a beleza da cidade e desse evento tão divino. A dança acompanhada pelo som dos tambores, as bandeiras balançando ao vento, a singeleza das pessoas, a devoção dos devotos, o riso fácil e as brincadeiras que nos faz lembrar a infância, quando fazíamos as mesmas coisas. Num salto temporal, podemos acessar o inconsciente coletivo de toda a humanidade, numa fração de segundos, fora do tempo e do espaço.
Foram muitos grupos folclóricos que vieram de várias cidades da região, cidades como Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Tremembé, Lorena, Cotia, Mogi das Cruzes, etc. E havia até um grupo de Campinas, onde os participantes eram todas mulheres, bem peculiar esse grupo.
Em meio a esses devaneios, é possível constatar que as coisas acontecem, independente de qualquer coisa. Como diz um dos nossos colunistas, “a vida é breve”, portanto esses lapsos no tempo tem que ser aproveitados ao máximo.
São Luiz do Paraitinga é uma cidade linda, em meio às montanhas, com o rio correndo ao seu lado como um companheiro. A Ponte na entrada é como se fosse um portal para um mundo diferente, surreal e concreto ao mesmo tempo, com aquela linda arquitetura. As casinhas são todas pareadas, com suas portas e janelas bem na beira da rua, com uma calçada estreita, sinal que os transeuntes e moradores estão sempre face a face, algo bem distante do feice a feice de hoje, não é mesmo?
As montanhas estão tão perto, que dá a impressão que podemos tocá-las com as mãos, assim como o céu tão azul ao nosso alcance.
O Centro histórico fica embaixo, no meio da cidade e a cidade tem as ruas que sobem, vão subindo até as montanhas. No Centro Histórico tem um busto em homenagem a Oswaldo Cruz, ilustre médico sanitarista, nascido em São Luiz do Paraitinga. O nome do Coreto é Elpídio dos Santos, outro famoso filho da Terra.
Esse é um texto poético, porque nesse domingo, na cidade do Rio de águas claras, pode-se ver com clareza que a Poesia mora aqui e passeia pelas ruas, em variados formatos, confundindo as pessoas com a realidade. Esse choque é deslumbrante!
Amei tudo isso!
Elizabeth de Souza
Para saber mais sobre essa bela cidade, clique aqui!
0u http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/
Imagens: Por Isis Odara
Faça um comentário