São Sebastião em dias de inverno
Joka Faria em transe desvendando novos roteiros
Dias passam na velocidade das redes sociais. Nossa futilidade nestes dias nesta febre desnecessária em fazer tantos vídeos. Ando na maratona de estudos para concursos. O tempo não existe nem a finitude. Sei que nossos corpos se deterioram. Estudar tanto ou não estudar de forma correta. Que sociedade sem perspectiva que vivemos. Governos vão e vêm. Ideologias não nos dizem mais nada. Depois de eleitos continuamos a ser massas de manobra. Triste ilusão que as redes sociais mudariam nossas vidas. Tempo desnecessário e inútil. Um bate papo com familiares e amigos nas horas vagas é mais gratificante.
Dias deste no litoral, peguei um circular e fui de ônibus conhecer e desvendar a costa Sul de São Sebastião. Duas horas de ida e volta num circular. Desnecessariamente postando fotos e vídeos nesta fútil sociedade contemporânea. Temos tanto medo e queremos a tranquilidade de ser servidor público. Chegando à praia quase não tinha tempo de dar um mergulho. Eu precisava almoçar e os lugares são caros, pensados para uma classe média e suas futilidades. São Sebastião evidencia-se as classes sociais negadas nestes dias de conflitos inúteis na política. De um lado, os bairros chamados de sertões, uma maneira sutil de periferias. Na beira das praias, grandes condomínios de classe alta em todo litoral paulista. Gostei tanto das pessoas nos ônibus e suas rotinas caiçaras. Eu sempre um estrangeiro. Um observador da realidade fora da imposição da imprensa, escolas, faculdades. Como diria Raul Seixas nós aqui contribuindo para este belo quadro social. É a vida e sua realidade.
Barra do Una merece ser visitada. É uma pena que a hospedagem neste Brasil seja cara e burocrática. Neste ponto, gosto de Paraty, pois lá tem hospedagem para quase todos os bolsos, oferecidos nas ruas, sem precisar entrar em sites e agências de turismo. Devo ter visto
muitos filmes americanos com sua linha sem destino, aqui a realidade é outra, se alimentar em qualquer lugar é caro e com uma qualidade alimentar bem duvidosa. Mas São Sebastião e suas praias merecem ser visitadas. É uma costa imensa com praias bem badaladas.
Enfim, estamos ainda vivos, sem perspectivas de utopias.
João Carlos Faria
Inverno de 2023
Barra do Una, São Sebastião
Faça um comentário