Seis passos – Um fracasso?
Por João Carlos Faria
Criatividade, tempo, ociosidade, crise criativa, o que estamos fazendo neste planeta?
Às vezes o vazio vem e não conseguimos retratar nossos sentimentos. Tantas crises diárias. Hoje faz vinte anos que lançamos o livro “Seis passos para o abismo”, um grande fracasso literário, mas lançamos. A poesia se despindo dos nossos olhares. Aqueles poemas meus, com aquele sentido esotérico, são pura perda de tempo. Falar de amoras, às vezes é fundamental. E o amor, o que pode ter salvo de toda minha escrita em blogs. Aqui no Entrementes desde 2009 em suas fases, nem sol nem lua. A vida é o tempo que se esvai na ampulheta?
Festivale, Rock in Rio, Eleições, livros infantis, com suas profundidades me cercam. Não consigo guardar os autores e os títulos, mas se fazem muitas vezes grandes descobertas. Afinal o que é escrever se nem temos leitores?
Vinte anos de “seis passos para o abismo” – Faltam quantos passos para nosso fim nesta dimensão? Não sei como meus colegas avaliam suas obras ali publicadas. Um manifesto, assinado por uma só pessoa, que não era Fernando Pessoa. Afinal, para que continuar escrevendo? Vou seguindo como leitor, escritor, poeta de praças, comissão de literatura. E alguns de novo a velha praça.
O que nos resta? Definitivamente não sou um escritor profissional, mas profissionalmente AMADOR. Sem novos livros. Já publiquei Retinas e torço para ser apagado, esquecido. Mas viver é RISCO! E sempre estamos arriscando. Mas nada me tira o prazer de ler, escrever e lecionar. Com todas as dificuldades de cada área. Minhas vistas já não conseguem ler livros impressos à noite. Mas escrever ao menos falo do prazer de comer amoras nos pés. Quem sou? Não me desvendo e me devoro!
Joguei na lata de lixo, todos os meus saberes esotéricos. Quero a simplicidade das amoras e amores. Esta semana li um livro infantil todo filosófico. Como professor, ainda não passei em nenhum concurso para dizer que tenho uma sala para cuidar.
Eu que resisto no sonho de fazer cinema, retratar nossa geração que sempre fracassa em suas utopias ou falta delas. Vivemos desde 1969 uma eterna distopia. Mas vinte anos não são vinte dias. Quem sabe este coletivo de frutos, A TRIBO INVISÍVEL. Numa sala de leitura me dei conta que sou leitor há mais de quarenta anos e redescubro o mundo da literatura infantil. Eu escrevo para leitores inexistentes e inconstantes.
Hoje só no Entrementes, antes tinha a página de leitores do jornal local. Agora somos virtuais, mas a praça está de novo sendo retomada. Quem sabe um selo editorial. Um documentário? Ou mais um naufrágio em nossas manias de ter utopias. Vamos nos reinventar. Sou um ator que me interpretou. Aos meus inexistentes leitores digo que não desisto de escrever.
Era uma vez uma irmandade que o tempo fez apagar. Hoje cada um de nós em suas jornadas. Um brinde com Coca Cola e pão de queijo numa mesa qualquer. Felicidades aos vinte anos de “Seis Passos para o Abismo” chegamos VIVOS.
Joka Faria 11 de Setembro de 2022, inverno
O livro
Seis passos para o abismo
11 de Setembro de 2002.
No Parque Vicentina Aranha
Joka Faria
Franklin Maciel
Marcelo Planchêz
abda Almirez
Solfidone
São José dos Campos SP Brasil
Lembro de cada detalhe…o processo é importante, não importa o resultado.