Solfidone, o filósofo.

Solfidone, o filósofo.

Tem pessoas, que por mais curta que seja sua presença, nos impacta pelo resto de nossas vidas. E suas presenças se fazem mais forte com o passar dos anos. O artista, ser humano que publicava o fanzine Êxtase, tem a meu ver, uma das obras mais significativas e filosóficas das artes. Mas hoje, ele se encontra em suas observações em shoppings. Faz anos que não tenho acesso ao que ele vem produzindo e a sua figura humana. É um artista antenado aos cosmos e as artes. De uma maneira inusitada, bem fora da academia e dentro, pois era funcionário de uma importante instituição de pesquisa Brasileira. E convivia com a sabedoria do faxineiro ao pesquisador. Levei algum tempo para me aproximar dele e foi em novembro de 1992 na Praça Afonso Pena que o conheci. E foram mais de dez anos de muitas experiências fantásticas no campo do saber. Sua obra é bem maior que o pouco que tem na internet. Ele não quer holofotes. Consegui uma matéria com ele numa edição do jornal LITTER numero 10 em 1997, 1998. Com uma entrevista bombástica e imagens fortes que foram usadas pela câmara municipal, para atacar a Fundação Cultural. Na mesma época, a FOLHA DE SÃO PAULO, havia publicado umas vaginas no célebre Caderno Mais.
SOLFIDONE é daquelas pessoas que gostam da solidão no meio da multidão. Espero que um dia sua obra venha à tona. Ele já falava em seres cósmicos, algo que só agora começo a compreender através de um canal de youtube e vivências pessoais. Artista, quando de fato experimenta nos trazem as novidades. Sua obra, aos poucos ganha uma publicação neste Entrementes. Fiquem com estas imagens, enquanto outros de seus trabalhos não nos surpreendam.
Viva a arte de Solfidone!
Seu legado está ai ecoando. Foi gravado por Eduardo Pane, uma música no CD Tudo que te agrade, com um de seus poemas. O poema Deus cantada por Ana Maria Machado e Eduardo Pane. Em breve este CD entra na rede.
Viva a arte que nos transforma! Viva os poetas e filósofos desta São José dos Campos, São José de encantos!

Joka Faria
João Carlos Faria

Novembro de 2019 , Vale da Mantiqueira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*