Streamings x Cinema
Entrementes, conectando ideias, conectando a Sétima Arte! Hoje vamos falar de um assunto deveras pertinente:
As plataformas de streamings são uma ameaça às salas de cinema?
É fato que desde a pandemia as salas de cinema ainda lutam para voltar a contar com o público que costumavam ter antes.
No ano passado apenas 2 filmes chegaram na casa do bilhão de dólares mundo a fora: os fenômenos Barbie (1,4 bilhão) e Super Mario Bros (1,3 bilhão). O sucesso de Barbie já era esperado, face à sua campanha publicitária fortíssima, mas o do encanador bigodudo da Nintendo foi uma grata surpresa.
O sucesso de Barbie salvou as contas da Warner, já que estúdio amargou uma série de fiascos nas bilheterias com seus filmes de heróis, como Shazam! Fúria dos Deuses, The Flash e Besouro Azul — este último com a brasileira Bruna Marquezine no elenco.
A Disney ainda conseguiu emplacar quatro produções na lista das dez maiores arrecadações no cinema em 2023. Ainda assim, o único sucesso verdadeiro do estúdio neste ano foi Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Mas provavelmente o grande fracasso do estúdio do Mickey em 2023 foi Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Com orçamento de quase US$ 300 milhões (sem contar despesas de marketing), o filme arrecadou apenas US$ 384 milhões.
Bem, e pq os cinemas não estão enchendo mais como antes? A pandemia tem parte da culpa, claro… com as salas fechadas por um bom tempo, os cinéfilos tiveram que se reinventar, e aí que os streamings entraram. Depois com as salas todas reabertas, muitas pessoas já tinham se acostumado a ver os filmes no conforto do lar, sem pagar pelos ingressos, estacionamento, sem gastar com transporte. Obviamente, não há comparação entre a tela e o som do cinema com uma TV, mesmo que ela seja o melhor modelo do mercado, mas as pessoas parecem não estar se importando com isso. Outras duas reclamações que já ouvi de pessoas que preferem esperar os filmes sairem nos streamings são: a falta de educação de muitas pessoas nos cinemas, que não conseguem largar o vício em celular mesmo durante a exibição dos filmes, e o fato dos filmes legendados estarem em extinção, com os filmes dublados tomando a grande maioria das salas.
E você? Ainda é fiel à Tela Grande ou já entrou pro clube dos fãs de streamings? Ou desfruta de ambos com equilíbrio? Deixe aqui sua opinião, o Entrementes gostaria de saber!
@portalentrementes Dalto Fidencio: As plataformas de Streamings são uma ameaça às salas de Cinema? Deixe nos comentários a sua opinião. #streamings #cinema #filme #telagrande #foryou #foryoupage
“Sono poeta delle tenebre e della malinconia; ma non piango lacrime, piango poesia!” – DALTO FIDENCIO
“I became insane, with long intervals of horrible sanity” – EDGAR ALLAN POE
Eu deixei as salas de cinema há muito tempo e agora curto filmes na TV. Meu interesse é mais voltado para o aconselhamento espiritual da Gnose. No entanto, quando decido sair de casa, prefiro assistir a uma peça de teatro ou um show, apesar de não serem recomendáveis. Assistir a uma boa peça de teatro é uma experiência incrível. Minha primeira vez no cinema foi nos anos setenta, em Paraisópolis, MG.
Entre as plataformas, amo a Netflix. Fico meio sem jeito quando uso outras.
Nos anos 90, fiz parte de um núcleo de produção audiovisual, quando filmamos “Urubuzão Humanos” nos cemitérios de Sanja City. Atualmente, estou envolvido na produção de um longa sobre nossa geração. Espero que esse projeto seja concluído com sucesso. Tenho interesse em aprender a escrever roteiros em alguma oficina. Houve uma no Sesi, mas não fiquei sabendo a tempo. Estudei para ser professor para ter tempo para me dedicar ao cinema, mas percebi que ser professor é minha verdadeira paixão. No entanto, o amor pelas artes continua fazendo parte de quem sou.
Enfim, o cinema nas telonas é magnífico; às vezes, você sai achando que é o Homem-Aranha. Então, Dalto e Beth, vamos elaborar um roteiro juntos?
Grato pelo comentário,Joka! Já sobre seu projeto, não sei se eu teria capacidade para isso, mas é uma ideia deveras interessante!