Sucesso de Cangaço Novo em 49 países reforça Brasil no cenário de exportação de conteúdo audiovisual
Fonte: Marcela Soalheiro, professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM
A série Cangaço Novo, da Amazon Prime Video, entrou para o cenário global e está na lista de produções audiovisuais mais assistidas em 49 países. Para a professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, Marcela Soalheiro, a produção nacional demonstra sua vitalidade e sua relevância internacional em um cenário audiovisual em constante modificação e o Brasil segue conquistando cada vez mais espaço, mas ainda tem desafios pela frente, sobretudo no que diz respeito a aspectos regulatórios e à busca pela ampliação de produções nacionais independentes nessas plataformas.
“A circulação de produções televisivas brasileiras internacionalmente, principalmente telenovelas, não é uma novidade, mas é importante reconhecermos, que o mercado audiovisual televisivo está em processo de transformação e reorganização tanto em aspectos econômicos, quanto tecnológicos e culturais”, diz Soalheiro. “Essas novas dinâmicas são perceptíveis na produção, na circulação e no consumo de conteúdos televisivos, sobretudo por meio de plataformas de VOD.”
Para a especialista, Cangaço Novo, uma série de ficção escrita, dirigida e estrelada por brasileiros, ambientada majoritariamente no nordeste, é o mais recente exemplo de produções nacionais originais que foram desenvolvidas e lançadas em plataformas de streaming com excelentes resultados de público e de crítica. “Nesse contexto, há outros exemplos de ficções seriadas que tiveram ampla aceitação internacional e que demonstram a potência da produção brasileira neste segmento como: Dom (Amazon Prime Video), Impuros (Star+), Cidade Invisível (Netflix) e Bom dia, Verônica (Netflix), algumas indicadas a premiações internacionais, como o Emmy”, diz Soalheiro.
Flávia Nakamura
Assessora de Comunicação
flavia.nakamura@novapr.com.br
(21) 99831-9834
Faça um comentário