Trilha das Cachoeiras
Por Nunes Rios
Fazenda Vitória no Bairro Catuçaba, no Município de São Luís do Paraitinga. Chegamos à noite já em horas bem avançadas. O Prianti fez uma canjiquinha pra gente. O Jeferson tocou violão e a conversa só terminou lá pela 1:30 da manhã. A barraca já estava montada, dormimos e acordamos em horários diferentes uns dos outros, o que acho bem normal, temos nosso próprio fuso horário e relógio biológico diferente uns dos outros. Depois de um bom café da manhã, partimos para a trilha lá pelas 9:00 horas. A noite foi de pouco sono. O cachorro, o cuck, estranhou a barraca e não conseguia dormir, nem dentro da barraca e nem fora, estranhando o ambiente cheio de verde e cheio de cheiro. Que cachorro danado esse pet. Mas nada melhor do que um bom café da manhã para repor uma noite mal dormida. A expectativa da trilha nos aguçava, subir todas aquelas cachoeiras dentro d’água com o cuck, cachorro esperto, acelerado e de muita força. Para mim, foi uma trilha diferente, cheia de água do começo ao fim. Depois da explicação do Fernando, que tinha experiência nesse tipo de trilha, o mesmo disse que nos musgos, dentro da cachoeira dificilmente escorregaríamos, pois as águas da cachoeira não tinham coliformes fecais, que são os responsáveis por musgos escorregadios e pedras escorregadias. Olhe outro detalhe, também era para evitar andar contra grandes cursos d’água.
As águas eram muito bem cuidadas, com a devida separação do gado e de residências e esgoto, um paraíso. Foram várias as cachoeiras que subimos. Não me lembro precisamente quantas, entre 7 ou 9 cachoeiras. Não sei se todas tinham nomes, por isso vou descrever conforme me disseram ou conforme as batizei. Tudo começou passando pela área de camping, passando depois por um bosque, ai então chegamos a primeira cachoeira que descrevo como cachoeira da entrada, depois cachoeira da sequência, cachoeira do bambu, cachoeira do aclive, cachoeira da prainha, cachoeira águas bravas, cachoeira da escada e por fim cachoeira do pocinho.
A fazenda Vitória, um lugar lindo, com muitos atrativos naturais, camping, tirolesa, rapel, trilha e uma montanha de 1.400 metros que de seu cume dá para ver Ubatuba, com o uso de binóculos, a mesma está inserida no programa Rio Vivo patrocinado pela TV BAND-VALE. Excelente lugar para lazer, Ecoturismo e Educação Ambiental bem pertinho de nós. Quem não foi, vá, que vai gostar.
Que lindo esse lugar.
Natureza, presente de Deus a todos nós!
Saudades da minha amada amiga, Silvana.