Vale dos Esquecidos
Conheça uma grande série sobrenatural brasileira!
Eu sou Dalto Fidencio, falo sobre e Cinema e também sobre séries, e a pauta de hoje é uma série brasileira… se você tiver coragem, venha comigo conhecer o Vale dos Esquecidos!
A premissa mostra um grupo de amigos indo se aventurar numa trilha na Serra do Mar, em São Paulo. Após atravessar um misterioso túnel, eles se veem perdidos em uma floresta desconhecida, onde são atacados por estranhos. Buscando ajuda, o grupo acaba indo parar num misterioso vilarejo perdido no tempo, habitado por pessoas peculiares que se vestem como se estivessem no século XIX, e coberto por um denso nevoeiro que parece jamais de dissipar. O local é chamado de Vale Sereno. A princípio os moradores tratam os visitantes com hospitalidade, mas talvez suas intenções não sejam tão cordiais assim… eles logo descobrirão que o lugar é amaldiçoado e que esconde um terrível segredo guardado há mais de um século. Destaque para o Patrono, vivido por James Turpin, o enigmático líder do Vale Serenol, que parece ter intenções bem específicas quanto ao futuro dos recém-chegados…
Com dez episódios, a obra tem como criadores Fábio Mendonça e Antônio Tibau, e conta com Daniel Rocha, Carolina Abras e Julia Ianina no elenco.
Apesar de ser diferente, a série tem uma pegada de Cidade Invisível (Netflix), ao falar de lendas locais em uma história de terror e suspense.
A série é produzida em parceria pela HBO Latin America e pelo estúdio O2 Filmes, produtora de cinema conhecida por longas como Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a Cegueira (2008), além de séries da TV Globo, como Cidade dos Homens (2002 – 2005).
Mas onde Vale dos Esquecidos foi gravada?
A série foi gravada na Vila de Paranapiacaba, distrito pertencente ao município de Santo André, em São Paulo. Foi na região que foi construída a São Paulo Railway, a primeira linha férrea do estado.
A Vila de Paranapiacaba foi criada nesse período para abrigar os trabalhadores envolvidos na construção da ferrovia. Rodeada pela Mata Atlântica e sempre coberta por uma densa neblina, o local possui muitas lendas e mitos, como a de um trem fantasma que só aparece à noite, um vigia noturno que verifica cada casa com três batidas e uma árvore nomeada Pau da Missa, um “portal para o além” visitado por fantasmas, e claro, a maior de todas, o Véu da Noiva, que dá nome e também explica a origem da neblina que sempre abraça o vilarejo.
Antes de terminar deixo duas recomendações: a primeira é que assistam a série, é muito boa, o estilo gótico vitoriano, edifícios abandonados e histórias locais dão uma atmosfera de mistério à produção. O trabalho da equipe de produção é incrível, desde a direção de arte, cenografia e figurinos, até a fotografia, direção e atuação do elenco.
E a segunda sugestão é que visitem Paranapiacaba, quem conhece muito bem o vilarejo, como eu, se delicia ao reconhecer os locais que já visitou pessoalmente, quando eles aparecem na tela. Mas cuidado se estiverem por lá e alguém te oferecer uma xícara de chá vermelho…
Entrementes, conectando ideias, conectando séries brasileiras!
Dalto Fidencio
Nil Satis Nisi Optimum
Para assistir o vídeo, acesse o Portal Entrementes no Tik Tok, dê seu like, comente e compartilhe para nos dar uma força…
https://www.tiktok.com/@portalentrementes
@portalentrementes Dalto fala sobre a série “O Vale dos Esquecidos” #ovaledosesquecidos #series #filmeseseries #paranapiacabasp
Faça um comentário