Vamos tomar café e repensar o Brasil

 

Vamos tomar café e repensar o Brasil

Tantas coisas interessantes para escrever e ler. E curtindo o instagram, uma de minhas redes sociais favoritas, embora com pouca interação. Nada como o Facebook para interagir. E me deparo com os trabalhos de JEN DWYER. Umas cerâmicas, algo bem criativo e até comercial, está a venda no site. O trabalho dela ESTIMULA o olhar, tem algo de atraente. Isto é arte?
Neste sábado o Sol da manhã, feira, compro pães para o evento e um café sócio filosófico para participar num bairro charmoso da cidade, a Vila Ema. Na clinica “Espelho mágico“.
E o Brasil está a venda. E estamos sem venda nos olhos. Um encontro para saber mais sobre a liquidação no Largo do Batata em Sampa. Um ato dos conservadores na Paulista. Não é hora de se encontrar e construir uma ponte?!
Movimentos sociais, unificai vossos discursos! Esta crise econômica violenta não é construída? E a arte nisto tudo? Sempre presente? Construir algo novo precisa basear-se na cultura e na arte. E nisto as redes sociais nos abre espaço, instagram com suas imagens, Twitter e assim vai. Mas nada como o encontro real no sábado num café sócio filosófico para debater o mundo e a aldeia.
Num programa recente do Gabeira, ele mostrou novos movimentos de uma classe media meio elitizada, mas oxigenar a politica é necessário. Sem agir politicamente, estamos mortos enquanto sociedade. Refletir os processos de educação e relação de trabalho. É preciso entender o Brasil em suas várias vertentes sociais. Hoje se vê adolescentes indo a escola noturna tragando um cigarro de maconha. Não tem nada natural nisto, é preciso soluções, senão candidatos de extrema direita, com um discurso de ódio, podem ganhar espaços.
E a classe política alheia a realidade do povo, propõem uma lei eleitoral fora da realidade. E nada como contemplar uma obra de arte que reflete o mundo e seus múltiplos olhares. Este caos é criado por todos nós. Vi num documentário um mercado em Salvador de mais de um século.
O povo sabe se construir, mas os representantes estão desconectados da realidade. Confiram a obra de Jen Dwyer, sua arte em seu celular inteligente, mas vá encontrar pessoas reais para trocar suas impressões.
E aqui fiz a decupagem do programa do Gabeira OS MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO NA POLITICA BRASILEIRA e aqui os nomes dos grupos NOVA DEMOCRACIA, AGORA, ACREDITO, BRASIL 21, BANCADA ATIVISTA, TRANSPARÊNCIA PARTIDÁRIA. Não sei se tem células destes grupos em minha cidade ou na sua. Mas leitor, nos cabe uma pesquisa crítica para saber destes grupos e quais suas propostas, sua ética e suas ações.
Que o novo seja parido, neste Brasil e mundo sempre em transe. Não sabemos de nosso destino enquanto nação, mas sem investir e pensar em arte, educação e cultura, não se cria novas possibilidades econômicas e sociais. Olhamos para frente e para trás, mas uma jornalista que saiu da Globo para mudar sua vida, disse que devemos agir também de lado.
Agora só me resta ir ao encontro cheio de sonhos e utopias. A vida sempre se renova.

Joka

João Carlos Faria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*