Vive La France
Eu queria escrever sobre uma série que estou maratonando ou escrever sobre outro assunto que me persegue desde a semana passada. Mas hoje é um dia especial, na verdade muito mais que especial, simbólico e icônico – A França derrotou a ultradireita. E isso é motivo de orgulho para nós e foi demais para o mundo inteiro cercado por essa onda nazifascista.
No mesmo dia em que a ultradireita se reúne no sul do Brasil, a França dá um exemplo forte de que é preciso estratégias para vencer esses facínoras. E conseguiu de uma forma deslumbrante.
Engraçado que no primeiro turno eles venceram e deixou uma sombra no ar, tirando um pouco do ânimo, mas ninguém desistiu, ao contrário, foram à luta de uma forma voraz.
Imagem retirada do twitter de Chico Pinheiro
Fiquei emocionada em ver o MBAPPÉ e outros jogadores da França lutando com tudo para abrir os olhos de todos para não cair nessa onda terrível. Os jogadores são milionários, mas não ignoram suas origens e lutam bravamente. Até o Raí fez o seu discurso em favor de uma França democrática e nos mostrou como ele é o irmão de Sócrates que foi o jogador que sempre nos deu orgulho. Sócrates, Maradona e outros jogadores pelo mundo que abraçaram a causa do povo, da verdadeira igualdade, fraternidade e liberdade; bem diferente da nova geração de jogadores que ficam milionários, mas não ajudam e não contribuem com a humanidade como alguns aqui no Brasil, que nos causam vergonha e até repulsa quando negam suas origens e ficam de mãos dadas com os representantes da ultradireita. O discurso de Raí foi forte e com certeza contribuiu muito para essa vitória na França, pois mostrou como foi a experiência de quatro anos de sofrimento no Brasil.
Essa vitória nos dá esperança de ficarmos livres desses peçonhentos que querem o retorno de um governo cruel e desumano, que foi a pior experiência que esse país já teve desde a ditadura militar. Precisamos de consciência de classe, precisamos deixar de ser pobres de direita e principalmente não acreditar em mentiras que a ultradireita prega o tempo todo. Era preciso registrar esse Grande Dia.
Vamos à luta, vamos vencer…
Elizabeth de Souza
070724
A Internacional volta a ser cantada em Paris:
https://x.com/atilioboron/status/1810089209606107174
Belíssimo e emocionante escrito.