XV Festival de Cinema da Fronteira divulga programação
Com patrocínio master da Petrobras, evento gratuito acontece de 23 a 27 de abril de 2024 nas cidades de Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS), e Rivera (Uruguai)
“A Transformação de Canuto” (2023) abre a competição de longas – crédito Camila Freitas
A região da campanha gaúcha prepara-se para receber o 15º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, sua maior edição. Totalmente gratuita, a atração começa no dia 23 de abril, terça-feira, em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), e segue de 24 a 27 de abril na cidade de Bagé (RS), com atividades também na Fronteira da Paz durante a semana. A lista completa está disponível no site festivaldafronteira.com.br e Instagram.
A programação é composta por sete longas em competição, sete filmes em sessões especiais e 51 curtas-metragens, além de apresentações musicais, debates, oficinas e um mercado audiovisual. Os homenageados deste ano são a cineasta Lucrecia Martel, nome máximo do cinema argentino, e o santamariense Flávio Bauraqui, prestigiado ator de teatro e cinema. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções do Chile e Argentina, vários deles inéditos.
“Com o tema América Latina, Pátria Grande queremos refletir sobre a subjetividade produzida em um território comum, fruto de invasões e saques coloniais, cujas fronteiras foram estabelecidas por tratados imaginários e massacres repugnantes”, avalia Zeca Brito, diretor artístico do evento. “O festival na edição de uma década e meia revisita um passado doloroso e busca na arte uma pauta de resistência coletiva, a fronteira como paradigma de afeto”, conclui.
Em Bagé, os longas da mostra principal passam no Cine7 às 10h, 14h e 16h, enquanto os demais filmes serão projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Os críticos Jonas Chadarevian e Roger Lerina assinam a curadoria dos longas em competição. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais e homenagens. Já a programação de Livramento traz debates e longas infantis, enquanto a mostra de curtas de animação será exibida em Rivera.
Junto ao festival também acontece o III Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual. As atividades ocorrem em Santa Thereza e outros locais. Entre os tutores do Sur Frontera estão importantes nomes como Maria Angela de Jesus (Paramount), Carla Esmeralda (Laboratório Novas Histórias), Walter Tiepelmann (Festival de Málaga), Juan Benitez Alassia (UCINE) e Davi de Oliveira Pinheiro (Ausgang).
O evento começa na terça (23), em Sant’Ana do Livramento, às 9h30min, com a abertura do Fórum Audiovisual & Turismo no Auditório da ACIL para autoridades e convidados. No mesmo local, acontecem os encontros Turismo Cinematográfico: O Papel das Film Commissions, às 10h, e Destinos de Cinema: O Audiovisual Promovendo o Turismo, às 11h. Já em Bagé, às 14h30min, haverá a exibição especial do longa “Pureza” (2019), de Renato Barbieri, com Flávio Bauraqui no elenco, em Santa Thereza.
Ainda no mesmo dia, a programação muda-se para Rivera, Uruguai, às 14h30min, com a Mostra Competitiva de Curtas-metragens de Animação na UTEC (Universidad Tecnológica del Uruguay). A segunda parte da mostra de animação passa às 16h. A programação do dia termina às 19h, com o longa “Partido” (2023), de vários diretores, no mesmo local.
Na quarta (24), às 10h, Sant’Ana do Livramento recebe a mostra Fronteirinha com o longa-metragem “Placa Mãe” (2023), de Igor Bastos na Escola Estadual Rivadávia Corrêa. Antes, Bagé recebe a cerimônia de abertura, às 9h, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Às 10h, serão projetados o curta “AI” (2019) e o longa “Zama” (2017), da homenageada Lucrecia Martel, no Cine7.
“A Transformação de Canuto” (2023), de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho abre a mostra competitiva de longas, às 14h, no Cine7. A programação vai para Santa Thereza, a partir das 16h, com a primeira parte da mostra regional de curtas. Às 18h, é a vez do primeiro programa internacional de curtas. O dia termina às 20h com aula magna de Lucrecia Martel, aberta para a comunidade.
A quinta (25) traz a mostra Fronteirinha com o longa “O Sonho de Clarice” (2023), de Fernando Gutierrez e Guto Bicalho, na Escola Estadual Rivadávia Corrêa, às 10h, em Livramento. No mesmo horário, em Bagé, começa a mostra competitiva de longas com “O Estranho” (2023), de Flora Dias e Juruna Mallon no Cine7. Às 11h, acontece coletiva de imprensa com Lucrecia Martel na Casa Pedro Wayne.
O longa “Las Cosas Indefinidas” (2023), de María Aparicio, no Cine7, às 14h, começa a programação da tarde na Rainha da Fronteira. Às 16h, será projetado outro título da mostra principal, “Penal Cordillera” (2023), de Felipe Carmona. Em sessão especial, será exibido às 19h, o longa “Inventário de Imagens Perdidas” (2023), de Gustavo Galvão, no IFSul.
Na sexta (26), a mostra competitiva longas exibe “Seu Cavalcanti” (2023), de Leonardo Lacca, no Cine7, às 10h, seguida de coletiva de imprensa com o ator homenageado Flávio Bauraqui na Casa Pedro Wayne, às 11h. A tarde inicia às 14h com o longa “La Otra Memoria del Mundo” (2023), de Mariela Pietragall, seguido de “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” (2023), de Bia Lessa, às 16h.
O segundo programa da mostra de curtas é a atração das 18h em Santa Thereza, com uma homenagem a Flávio Bauraqui, às 19h30min, e a segunda parte da mostra regional, às 20h. A partir das 21h30min, Clarissa Ferreira, acompanhada de Ana Matielo e Emily Borghetti, faz uma apresentação musical.
Em Santa Thereza, o último dia (27), começa às 15h com sessão especial dos curtas “O bolo” (2010), “Como as nuvens são” (2011) e “Ninjas” (2011), estrelados por Flávio Bauraqui. Às 16h é a vez do longa “La Mujer Sin Cabeza” (2008) de Lucrecia Martel, que recebe sua homenagem às 20h30min, seguida da cerimônia de premiação às 21h, com participações especiais de Julieta Laso, Rita Zart e Carlos Gerbase. O show de Alê & Claudinho encerra a noite.
Neste ano, o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira conta com o patrocínio master da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento tem o apoio da Claro, apoio institucional do IFSul, URCAMP, UNIPAMPA, UTEC, Destino Binacional, Jornal Minuano e FRAPA. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, a produção da Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções, e a realização do Centro Histórico Vila Santa Thereza e Associação Pró- Santa Thereza.
Serviço
XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira
De 23 a 27 de abril de 2024
Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)
Todas as atividades são gratuitas
Instagram: @festivaldafronteira
Site: festivaldafronteira.com.br
Longas em competição
“A Transformação de Canuto” (2023), de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (Brasil);
“La Otra Memoria del Mundo” (2023), de Mariela Pietragall (Argentina);
“Las Cosas Indefinidas” (2023), de María Aparicio (Argentina);
“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” (2023), de Bia Lessa (Brasil);
“O Estranho” (2023), de Flora Dias e Juruna Mallon (Brasil/França);
“Penal Cordillera” (2023), de Felipe Carmona (Chile/Brasil);
“Seu Cavalcanti” (2023), de Leonardo Lacca (Brasil).
Longas fora de competição
“O Sonho de Clarice” (2023), de Fernando Gutierrez e Guto Bicalho;
“Placa Mãe” (2023), de Igor Bastos;
“Partido” (2023), de César Charlone, Sebastian Bednarik e Joaquim Castro;
“Inventário de Imagens Perdidas” (2023), de Gustavo Galvão;
“Pureza” (2019), de Renato Barbieri;
“La Mujer Sin Cabeza” (2008), de Lucrecia Martel;
“Zama” (2017), de Lucrecia Martel.
PROGRAMAÇÃO
23/04 (TER) – SANT’ANA DO LIVRAMENTO-RS
9h30min – Abertura Fórum Audiovisual & Turismo | Auditório da ACIL | Autoridades e convidados;
10h – Turismo Cinematográfico: O Papel das Film Commissions | Auditório da ACIL;
Convidados: Nathália Körössy (UFPE), Christiano Braga (Embratur), Joana Braga (POA Film Commission) | Mediação: Sofia Ferreira (Iecine RS);
11h – Destinos de Cinema: O Audiovisual Promovendo o Turismo | Auditório da ACIL | Convidados: Paulo Senise (Rio Convention), Maria Angela de Jesus (Paramount), Viviane Maciel (Mesa Binacional de Turismo), Santiago Esteves (Ministério de Turismo Uruguaio) | Mediação: Zeca Brito (FICF);
15h – Experiência Imersiva Caminos del Mercosur (convidados).
RIVERA-UY
14h30min – Mostra Competitiva de Curtas-metragens de Animação – Sessão 1 | UTEC – Rivera;
16h – Mostra Competitiva de Curtas-metragens de Animação – Sessão 2 | UTEC – Rivera;
19h – Sessão Especial: Longa-metragem “Partido” (2023) Dir. César Charlone, Sebastian Bednarik, Joaquim Castro – | UTEC – Rivera 100 min.
BAGÉ-RS
14h30min – Sessão Especial Flávio Bauraqui: Longa-metragem “Pureza” (2019) Dir. Renato Barbieri (sessão com recursos de acessibilidade) | CHVST 101 min.
24/04 (QUA) – BAGÉ-RS
9h – Cerimônia de Abertura | CCPW;
10h – Sessão Especial Lucrecia Martel: curta-metragem “AI” (2019) + longa-metragem “Zama” (2017) | Cine 7 115 min;
11h – Sur Frontera: Cabine WIP | CHVST;
14h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: “A Transformação de Canuto” (2023) Dir. Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho | Cine 7 130 min;
14h30min – Sur Frontera;
16h – Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens – Sessão 1 | CHVST.
18h – Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Sessão 1 | CHVST;
20h – Aula Magna com Lucrecia Martel | CHVST.
SANT’ANA DO LIVRAMENTO-RS
10h – Mostra Fronteirinha: Longa-metragem “Placa Mãe” (2023) Dir. Igor Bastos | Escola Estadual Rivadávia Corrêa 105 min.
25/04 (QUI) – BAGÉ-RS
9h – Sur Frontera;
10h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: O Estranho (2023) Dir. Flora Dias, Juruna Mallon | Cine 7 107 min;
11h – Coletiva de Imprensa com Lucrecia Martel | CCPW;
14h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: Las Cosas Indefinidas (2023) Dir. María Aparicio | Cine 7 81 min;
15h – Sur Frontera: Cabine WIP | CHVST;
16h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: Penal Cordillera (2023) Dir. Felipe Carmona | Cine 7 105 min;
17h – Experiência Imersiva Caminos del Mercosur (convidados);
19h – Sessão Especial: Longa-metragem “Inventário de Imagens Perdidas” (2023) Dir. Gustavo Galvão | IFSul – Campus Bagé 77 min;
21h – Conexiones Sur Frontera.
SANT’ANA DO LIVRAMENTO-RS
10h – Mostra Fronteirinha: Longa-metragem “O Sonho de Clarice” (2023) Dir. Fernando Gutierrez, Guto Bicalho | Escola Estadual Rivadávia Corrêa 83 min.
26/04 (SEX) – BAGÉ-RS
9h30min – Sur Frontera;
10h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: Seu Cavalcanti (2023) Dir. Leonardo Lacca | Cine 7 78 min;
11h – Coletiva de Imprensa com Flávio Bauraqui | CCPW;
14h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: La Otra Memoria del Mundo (2023) Dir. Mariela Pietragalla | Cine 7 69 min;
14h30min – Sur Frontera;
16h – Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens: O Diabo na Rua no Meio do Redemunho (2023) Dir. Bia Lessa | Cine 7 127 min;
18h – Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Sessão 2 | CHVST ;
19h30min – Homenagem a Flávio Bauraqui | CHVST;
20h – Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens – Sessão 2 | CHVST;
21h30min – Show: Clarissa Ferreira com Ana Matielo e Emily Borghetti | CHVST;
27/04 (SÁB) – BAGÉ-RS
10h – Sur Frontera – Pitching | CHVST;
15h – Sessão Especial Flávio Bauraqui: Curtas-metragens “O bolo” (2010), “Como as nuvens são” (2011), “Ninjas” (2011) | CHVST;
16h – Sessão Especial Lucrecia Martel: Longa-metragem “La Mujer Sin Cabeza” (2008) | CHVST 87 min;
20h30min – Homenagem à Lucrecia Martel | CHVST;
21h – Cerimônia de Premiação | CHVST;
Participações especiais: Julieta Laso, Rita Zart, Carlos Gerbase;
23h – Show: Alê & Claudinho | CHVST.
Locais: Centro Histórico Vila de Santa Thereza (CHVST), Casa de Cultura Pedro Wayne (CCPW), Universidad Tecnologica – UTEC, Cine 7, Escola Estadual Rivadávia Corrêa.
Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens
“Aguamiel” (México e Estados Unidos); “Assum Preto, um grito des’da margem” (Brasil e França); “Bença” (Brasil); “Big Bang” (Brasil); “Carne” (Uruguai); “cgada” (Brasil); “Días de lluvia” (Argentina); “Filhas da Pátria” (Portugal); “La Gauchada” (Argentina); “Mientras todo iba pasando” (Peru); “Noite Neon” (Brasil); “Nunca pensei que seria assim” (Brasil); “Onde a Floresta Acaba” (Brasil); “Sotavento” (Cuba e Venezuela) e “Tamiko” (Brasil).
Mostra Competitiva de Curtas-metragens de Animação
“¿Qué tal tu día hoy?” (Argentina); “A Lover’s Discourse” (Japão); “Cannot Sleep!” (Japão); “Carta Bianca” (França); “Duelo a Media Noche” (México); “El Árbol” (Chile); “El Mago Georges” (Hungria e Argentina); “Fiz Amizade com um Fantasma” (Brasil); “Good Night” (China); “Hide & Seek” (Palestina, Espanha e Turquia); “Mao Lucky” (Panamá); “Maré Braba” (Brasil); “O Destino da Senhora Adelaide” (Brasil); “O Quarto de André” (Brasil); “Pororoca” (Brasil); “Primavera Temprana” (Chile e Reino Unido); “Tempo Trem” (Brasil) e “You Are Already Dead” (Chile).
Mostra Competitiva Regional de Curtas-metragens
“A Cor das Notas” (Santa Maria); “A Fabulosa Estância São Lauro” (Bagé); “Centenário da Minha Bisa” (Alvorada); “Concha de Água Doce” (Porto Alegre); “El Cabrón” (Bagé); “Homem Valente” (Pelotas); “Impostor” (Rivera); “Natal” (Santa Maria); “O Conto do Tarran” (Bagé); “Os Ausentes” (Bagé); “Paciência” (Bagé); “Rascunho a 4 Mãos de uma Obra Inacabada” (Bagé); “Sombras da Mente” (Porto Alegre); “Uma mina e uma motocicleta” (Bagé) e “Uma Última Xícara de Café” (Porto Alegre).
Sobre o Festival Internacional de Cinema da Fronteira
O Festival nasceu em 2009, como uma mostra de curtas organizada por voluntários do recém revitalizado Centro Histórico Vila de Santa Thereza em Bagé (RS). Produzida por estudantes de cinema, entre eles Zeca Brito, seu principal idealizador, a atração evoluiu ao longo de uma década e meia para se tornar o principal pólo fomentador da produção audiovisual da região. Com o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, a campanha gaúcha se tornou referência no calendário cultural latino-americano. Com o passar do tempo, o festival agregou inúmeros apoiadores e patrocinadores e cresceu em escopo e ambição. A cada edição, o festival traz uma programação de filmes e atividades que primam pela diversidade, profissionalização e acesso democrático às artes. Anualmente, o evento celebra grandes nomes do audiovisual. Aracy Esteves, Bárbara Paz, César Charlone, Cid Nader, Elza Soares, Helena Ignêz, Ítala Nandi, Jean Claude Bernardet, Leona Cavalli, Luiz Rosenberg, Paulo José, Zezita Mattos e Zoravia Betiol foram alguns dos nomes agraciados com o troféu São Sebastião, símbolo máximo do festival.
—
Faça um comentário