EM BREVE MATÉRIA SOBRE O MUSEU ESPAÇO DOS ANJOS, AGUARDE!
Nesse final de semana aconteceu na cidade de Leopoldina, Minas Gerais, o 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos. Foram enviadas para o concurso mais de 400 poesias e selecionadas 20. Dessas 20, uma comissão julgadora, presente no momento do evento, escolheu 5 poesias e também 3 declamadores que foram premiados.
O Entrementes teve a honra de acompanhar a nossa Querida Poeta e Escritora Teresa Cristina Bendini, colaboradora do Portal, uma de suas poesias foi classificada nesse maravilhoso evento em Leopoldina.
Teresa Cristina Bendini já publicou vários livros, tais como: “Marcel, o Peixinho Voador”, “Huguinho no chuveiro”, “O Colinho que era nosso”, “A Palavra Mágica” “Bi…Charada”, “Bi…Charada 2”. Amante da poesia, organiza o “SARAU DA TERESA”, (no inverno e na primavera) em sua casa em Tremembé.
Ela já participou de variados eventos relacionados à Literatura, como festivais, encontros e feiras onde mostra o seu trabalho e também realiza oficinas, palestras e dinâmicas contextualizadas com os temas dos seus livros.
Já ganhou alguns prêmios em concursos de poesias e nesse de Leopoldina sua poesia Beira um outono, foi uma das 20 classificadas. Teresa foi convidada a participar com outros poetas, desse evento que aconteceu no Museu Espaço dos Anjos em Leopoldina, MG.
Leopoldina, cidade que acolheu o Poeta Augusto dos Anjos em seus últimos meses de vida.
Na sexta feira 10 de novembro, os poetas classificados e convidados reuniram-se no Museu Espaço dos Anjos. Alguns recitaram seus próprios poemas, outros escolheram declamadores para seu poema. Além da premiação de poesia, também houve premiação de declamadores.
E no sábado de manhã teve um sarau no mesmo espaço, onde poetas da cidade declamaram seus poemas e o espaço livre para a manifestação dos convidados. São pessoas encantadoras que interagem pelo prazer de ter em comum a literatura, a poesia, demonstrando muito carinho e orgulho de morar em Leopoldina e ter Augusto dos Anjos como aquele que ali morou e mexeu com toda a cidade através de sua marcante poesia.
“A Comissão Julgadora do XXVI Concurso Nacional de Poesias Augustos dos Anjos informa os títulos das poesias finalistas e os pseudônimos dos autores. As obras serão apresentadas no dia da premiação que será realizada a 10 de novembro de 2017, no Museu Espaço dos Anjos, quando serão escolhidas as poesias classificadas nos cinco primeiros lugares, bem como os três melhores intérpretes.” (Site da Prefeitura de Leopoldina)
- A língua do esquecimento (Pseudônimo: Ledice)
- Álbum de Ausências (Pseudônimo: Viuvez)
- Amor (Pseudônimo: Juca Luiz)
- Apenas vira os olhos para cima (Pseudônimo: Pigmalião)
- Augusto e Raphael: dois anjos (Pseudônimo: Oiti)
- Beira um outono (Pseudônimo: Alana Joyce)
- Das cartografias pessoais (Pseudônimo: Cris Bella)
- Eu, Augusto (Pseudônimo: Trovador)
- Janelas ao Vento (Pseudônimo: Olimpea)
- O Café de Paris (Pseudônimo: Van Gogh)
- O tempo de um abraço (Pseudônimo: O menino que amava livros)
- Os girassóis de Vincent (Pseudônimo: Tigre)
- Perdido, sozinho (Pseudônimo: Lucas Limão)
- Poema para ancorar a sombra do silêncio que me anoitece (Pseudônimo: Águia)
- Prazer x Felicidade (Pseudônimo: Nelson Mandela)
- Renovação (Pseudônimo: Livre Pensador)
- Retrato Antigo (Pseudônimo: Bené Plácito)
- Ritual em Preto e Branco (Pseudônimo: Animador das Palavras)
- Soneto (Pseudônimo: Francisco Osman)
- Volta, Augusto! (Pseudônimo: Macrobiótico)
Ainda essa semana, postaremos uma matéria especial o Museu Augusto dos Anjos com entrevistas em vídeo. Aguardem!
Assista abaixo o primeiro vídeo do evento:
Faça um comentário