Projeto SANKOFA
Artes integradas com instalação e performances, realizada por artistas femininas do Vale do Paraíba.
Quem passa pelo Terminal Rodoviário Frederico Ozanam, entre os dias 06 e 20 de maio, é provocado pela instalação Sankofa. Mandalas, ferro, terra, dão forma, textura, peso e aroma ao automergulho. Sankofa nos traz a urgência de aprender com o passado para construir o futuro.
Sankofa é fruto da residência realizada com as artistas: Camila Andrade, Jade Mali, Jessica Mendez e Guia, e do processo de pesquisa, que perdura há mais de um ano, de Ivani Melo e Angela Tuti, sobre a obra de Abdias do Nascimento e a simbologia Adinkra, conhecimento\ tecnologia ancestral africana, símbolos que expressam valores tradicionais, ideias filosóficas, códigos de conduta e normas sociais. A abertura, Mostra de Artes Integradas, aconteceu no dia 06 de maio e contou com a performance: Anance Ntontan, de Guia e Meire Pedroso.
A iniciativa é viabilizada pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, no Edital de Criação e Temporada 2022, tem o apoio do Coletivo Urukum e cumpre com seu propósito de resgatar a ancestralidade pelo viés da criatividade e processo de produção coletiva na descoberta da arte a favor da saúde da vida, e incentivar a profissionalização ao contratar e dar formação e visibilidade às artistas emergentes, pretas, indígenas e não binárie.
Diz Angela Tuti, mulher, avó, mãe, artista, educadora, sonhadora, coordenadora do projeto: A ancestralidade está em nosso DNA… Ancestralidade é também um estudo profundo do que a gente está fazendo aqui, do que a gente já fez, e do que a gente pode fazer.
Sobre o processo, compartilha Ivani Melo, mãe, artista, educadora, ativista, curadora do projeto: A proposta lançada às artistas foi que elas olhassem para o passado, resgatar a ancestralidade e o feminino, no sentido da cura. Muitas ideias surgiram, a forma como a instalação acontece, os circulos, a profundidade, a interação entre as obras. Cada detalhe da exposição reflete um pouquinho da essência de cada artista.
Há todo sentido na presença da instalação neste local onde há grande fluxo de gente. Onde há o espaço da espera, e conexões com outros caminhos. Confira a exposição Sankofa, até o dia 20 de maio na R. Itororó, 221 – Vila Piratininga, São José dos Campos.
Ficha Técnica:
Direção: @tutiangela_
Curadoria: @ivani_mmelo
Produção Executiva: @molotovqueer
Artistas emergentes: @naosoucamila @molotovqueer @jademali @jeessy_mendezz
Social Mídia: @jademali
Financiamento: @fccrsjc e Fundo Municipal de Cultura de SJC
Apoio: @urukumm @centrodandara
#sankofa #adinkra #feminino #artesvisuais #fccrsjc #fmcsjc
George Furlan
SÓ AGRADECIMENTO A ENTREMENTES QUE DEU TODA ATENÇÃO A ESTE PROJETO! ESSA TURMA DO ENTREMENTES É PONTA FIRME! GRATIDAO