Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar no clube de leitura gratuito da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Obra de Geni Núñez será tema de encontro online em 29 de agosto, na BVL. No dia 27, a escritora dará uma palestra especial sobre diversidade dos povos indígenas
O clube de leitura gratuito da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoverá um encontro online dedicado à obra de Geni Núñez, Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar. A discussão, mediada pela equipe da BVL, será centrada no livro da autora, disponível gratuitamente na BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo. O evento, que busca ampliar os horizontes sobre o amor e suas diferentes expressões, oferece uma oportunidade para os participantes mergulharem em reflexões profundas e coletivas sobre relacionamentos e afetos em um ambiente acessível. Em 29 de agosto, das 15h às 17h. Inscrições gratuitas em https://bvl.org.br/agenda.
Uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre A Diversidade dos Povos Indígenas será a palestra com a própria escritora Geni Núñez. Também em formato online, os participantes aprenderão um pouco sobre a diversidade dos povos indígenas no Brasil e terão um breve histórico sobre as violências sofridas e as resistências criadas. Além disso, por meio da literatura indígena, serão contadas pequenas histórias que auxiliam estudantes a compreenderem a diversidade de perspectivas indígenas sobre o meio ambiente. Esta iniciativa complementa o clube de leitura ao oferecer uma perspectiva mais ampla e enriquecedora sobre temas de diversidade e identidade, reforçando o compromisso da biblioteca com o conhecimento cultural. Em 27 de agosto, das 14h às 15h30. Inscrições gratuitas em https://bvl.org.br/agenda.
Vale destacar que Geni Núñez estará presente somente na palestra. O Clube de Leitura será conduzido pela equipe da biblioteca.
Confira abaixo outras opções dos clubes de leitura:
Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL):
Clube de Leitura presencial
Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Mediação Equipe BVL.
O livro do mês é A invenção da solidão, de Paul Auster.
31 de agosto, das 15h às 16h15
Parceria Companhia das Letras, ao final do encontro haverá o sorteio de um livro da editora
Inscrições gratuitas pelo site https://bvl.org.br/agenda/
Biblioteca de São Paulo (BSP):
Clube de Leitura on-line
Os encontros virtuais são mais uma possibilidade para o debate e a troca entre leitores de uma mesma obra. Por isso, a BSP promove mensalmente o Clube de Leitura online, para que você possa participar de qualquer lugar! O livro estará disponível gratuitamente na plataforma da BibliON e com acesso ilimitado. Lembrando que é preciso fazer o cadastro na plataforma.
O livro do mês é Baratas de Scholastique Mukasonga
22 de agosto, das 15h às 17h
Parceria BibliON ( leia o livro gratuitamente na plataforma)
Inscrições gratuitas pelo site https://bsp.org.br/agenda/
Clube de Leitura presencial
Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Mediação Equipe BSP.
A obra escolhida para este mês é Mata Doce, de Luciany Aparecida.
30 de agosto, das 15h às 17h.
Parceria Companhia das Letras, ao final do encontro haverá o sorteio de um livro da editora.
Inscrições gratuitas pelo site https://bsp.org.br/agenda/
Sobre a Biblioteca de São Paulo
Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público – crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
Assessoria de Imprensa – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
Assessoria de Imprensa – SP Leituras
Aleteia Salmazo, Beatriz Araújo e Melissa Lenz
(11) 3155-3719
equipecom@spleituras.org
Assessoria de Imprensa – Growth Comunicações
Nathália Sanches – nathalia@growthcomunicacoes.com.br
Beatriz Nogueira – beatriz@growthcomunicacoes.com.br
Katia Motizuki – katia@growthcomunicacoes.com.br
(11) 2626-0567 | (11) 99959-5056
Beatriz Nogueira
beatriz@growthcomunicacoes.com.br
(11) 2626-0567 / (11) 98834-3016
Faça um comentário