Catedral Metropolitana e o Mausoléu de San Martín

 

Catedral Metropolitana e o Mausoléu de San Martín

Por Elizabeth de Souza

310823

A Catedral 

Foi muito interessante visitar a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, movida pela admiração pelo Papa Francisco, cujo nome real é Jorge Mario Bergoglio – o Papa do Fim do Mundo como ele mesmo disse quando foi declarado o novo Papa em 13 de março de 2013.
Era nessa catedral que Francisco morava, celebrava as missas e andava pelos arredores a pé, de ônibus ou metrô por Buenos Aires.
A Catedral é muito bonita em sua arquitetura e seu interior tem brilho para os que buscam a luz espiritual. E os detalhes das obras de arte são impressionantes. Na sua entrada tem 12 enormes colunas que representam os 12 apóstolos.

Na cidade de Buenos Aires a gente se deleita com pessoas importantes que nasceram na Argentina e que são homenageadas por aqui.
A Argentina tem orgulho de sua história e de suas vitórias e sempre aprendendo com seus erros. Neste momento em que se avizinha o perigo na figura de um candidato de ultra direita (triste lembrar que vivemos essa terrível  experiência por quatros longos anos), possa se instalar no país de nossos hermanos…vamos torcer para que isso não aconteça.
Dentro da Catedral está o Mausoléu de San Martín (1778-1850), o militar que servia o exército espanhol, mas aderiu ao movimento de independência em 1812.  Lutou e conquistou a independência da Argentina em 1816 e é considerado um herói para o povo argentino.
Como companheiro de Simón Bolívar, também conseguiu conquistar a independência do Chile (1818) e do Peru (1821).

 

Conferência de Guayaquil.

Em 26 de junho de 1822, os dois grandes heróis da libertação latino-americana, Simón Bolívar (Venezuelano) e José San Martín (Argentino), se encontraram em Guayaquil, atual Equador, numa reunião para discutir os rumos da América do Sul.

A Copa “Libertadores da América”, (Ler Libertadores da América) tem esse nome como uma homenagem aos principais líderes da independência dos países da América do Sul, entre eles San Martín e Bolívar.

O Mausoléu de San Martin

O Mausoléu de San Martin fica dentro da Catedral Metropolitana de Buenos Aires e tem dois soldados na entrada como guardiões, mas as pessoas podem entrar, fotografar e filmar tudo. E do lado de fora da Catedral, tem uma chama acesa o tempo todo para lembrar dos feitos do herói. Gosto de conhecer a história dos que lutaram para a libertação dos seus países e dos que ainda lutam contra as injustiças e desgraças que apontam no horizonte.
A Argentina já teve muitos filhos que lutaram por ela e são respeitados e venerados pelo povo argentino. Cito alguns como Eva Perón, Che Guevara e Maradona, porque os considero de grande valor, independente de suas vidas pessoais, dedicaram-se a América Latina, com amor.

 

 

 

E não poderia, nessa visita, ver o lado revolucionário dos Argentinos…

* Muitas manifestações escritas pela cidade e um breve protesto na Praça:

Para saber mais:

https://www.minube.com.br/sitio-preferido/tumulo-de-san-martin-a3674268

https://www.omundoeseu.com.br/catedral-metropolitana-de-buenos-aires/

 

Sobre Elizabeth Souza 419 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

6 Comentários

  1. Nossa querida América Latina, Argentina tem um povo bastante combativo. Bela matéria! Temos uma história muito parecida, de violência contra os direitos do homem. Parabéns Beth. Precisamos nos irmanar, essas viagens pelo nosso continente cumpre em parte esse objetivo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*