Escrever? Caronte nos aguarda em sua nave, para sairmos deste holograma.

 

Escrever? Caronte nos aguarda em sua nave, para sairmos deste holograma.

Reflexão de Joka Faria

Quanto tudo vai perdendo o sentido? O que estamos fazendo aqui entre a data de nascimento e a data de morte? Definitivamente o suicídio não é uma opção. Mas tem vezes que nos sentimos vazios. Bem vazios.
E às vezes uma leitura embaixo de árvores nas tardes de verão nos dá algum alento. Estou lendo “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir. Acabei de assistir uma serie na Netflix chamada “Machos Alfas”.
Estou investigando um problema de vista dos bem graves. Corro o risco de perder uma das vistas. Ainda sem um contrato de trabalho, aguardando telefonemas de trabalho e novamente estudando para concursos. Opa, estou retratando a vida sem os filtros das redes sociais, onde fazemos poses de seres felizes.
Por que toda esta dependência das redes sociais? Whatsapp? Estou lutando para dar um tempo de publicar. Esta nossa necessidade de nos comunicar – Estar nestes grupos que não geram nenhuma transformação social. As injustiças sociais me afetam desde sempre. Então não consigo me calar. Mas preciso descobrir o silêncio.
Sou ativista desde sempre e isso incomoda a muitos. Comunicar-se faz parte disso. Assim como entender as artes e a cultura. Só o saber nos transforma para se chegar a sabedoria. É uma árdua luta. É uma luta solitária. Nas periferias, a violência de todas as formas. E hoje a informação chega de uma forma bem rápida e letal.
Como nos transformar para transformar um sistema de injustiças?
Quando saímos às ruas vemos a realidade nua e crua. Na sexta-feira uma menina vendia balas às oito da noite nos comércios em meu bairro. Só conseguimos assistir? E nada absolutamente nada podemos fazer para transformar?
Na juventude eu queria servir as forças armadas para me preparar para as guerrilhas. Assisti muitos filmes sobre o golpe militar de 1964. Sempre gostei de ler e das aulas de geografia e história nas escolas que estudei. Vi o surgimento do Partidos dos Trabalhadores. E acompanho as cenas atuais. Os tão criticados movimentos identitários?! Quantas mudanças na atualidade. A inteligência artificial. A série Machos Alfas retrata esta realidade atual. A questão das identidades humanas e tudo o mais.
Vamos seguindo. Que os vídeos e poemas venham. Devo atravessar este deserto de emoções. Caronte nos aguarda em sua nave, para sairmos deste holograma. Quem sabe termino a seleção de meus livros.

João Carlos Faria
18 de Fevereiro de 2024.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*