Estratégias para Enfrentar o Mercado Financeiro e a Ideologia Liberal
Por Joka Faria
O sistema cria essas privatizações de agências essenciais para a sociedade, como as empresas de água (em São Paulo, a Sabesp) e as empresas de energia. Parte da população é contra. Com tantas loterias, regionais e nacionais, além das apostas online, e o mercado de ações, por que alguém com uma visão mais progressista de investimentos não criaria um fundo popular para comprar ações? Algo como uma empresa ou fundação. Enfrentar o liberalismo com as mesmas armas?
Não seria suficiente apenas se dedicar aos partidos de esquerda e a este sistema eleitoral, com candidatos financiados pelo mercado financeiro, que, uma vez eleitos, seguem as cartilhas desse sistema. E o congresso, como a maioria dos governadores e prefeitos?
O governo Lula está refém desse mercado, assim como do congresso, da Faria Lima e da Paulista, que simbolizam a mentalidade escravagista dos empresários, além do povo do agro.
Como mudar uma sociedade apenas por meio de eleições? Sem criar outras estratégias para o campo popular e progressista?
As eleições são terrenos minados.
Mas quem criaria uma ação empresarial, como o Instituto Conhecimento Liberta, do banqueiro Eduardo Moreira, que deve estar se preparando para ser candidato à presidência?
É preciso debater, criar novas ideias, usar os recursos disponíveis para conversação e ir às praças. Buscar o encontro para encontrar soluções. Na cidade de São José dos Campos, há o Armazém do Campo, com participação do MST.
Então, vamos a uma nova luta para termos mais esperança em uma sociedade justa e igualitária?
João Carlos Faria. JOKA FARIA. PROFESSOR.
São Paulo, 5 de janeiro de 2025.
Faça um comentário