Funarte lança livro “Para Ouvir o Samba”

Para Ouvir o Samba (montagem) - Credito foto - Leo Aversa

Funarte lança livro “Para Ouvir o Samba”, de Luís Filipe de Lima 

Obra de Luís Filipe de Lima, considerada uma espécie de “enciclopédia da cultura do samba”, integra as ações da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a UFRJ

Para Ouvir o Samba: Um Século de Sons e Ideias, de Luís Filipe de Lima, o mais novo livro publicado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte – é um elogiado manual para entender o samba urbano carioca, suas raízes e suas muitas ramificações. Nas 320 páginas de análise histórica crítica – dissertativa, mas cheia de histórias; e escrita com a informalidade típica do estilo musical que aborda – Luís Filipe de Lima, músico e pesquisador, constrói um mecanismo teórico para que as pessoas de fato “ouçam” o samba: desenvolvam uma escuta qualificada, que as permita entender realmente essa linguagem; sua multiplicidade (em formas de manifestação e em conteúdos); e seus muitos sentidos artísticos.

O “segredo” deste caráter plural do samba estaria em sua “mutação permanente”, avalia Haroldo Costa, escritor e jornalista. “É isso, fundamentalmente, que Luís Filipe de Lima demonstra neste livro, ao mesmo tempo que sublinha a importância do gênero no processo de construção da identidade brasileira”, comenta o escritor e produtor cultural, na orelha do livro. O compositor, escritor e ligado às escolas de samba Salgueiro e Vila Isabel, Nei Lopes, que assina o prefácio, considera a edição “uma espécie de enciclopédia da cultura do samba”.

Para Ouvir o Samba: a proposta

Por meio da edição, o leitor poderá compreender as diversas derivações do samba – tais como o maxixado da Cidade Nova e do Estácio; o samba de exaltação, o samba-choro e toda sua linhagem; o samba-canção; o de breque (muito divulgado por Moreira da Silva), a bossa-nova, o partido-alto, e muitas outras.

A publicação foi preparada para agradar a leigos e a conhecedores do tema. “A ideia é mostrar, em perspectiva histórica, a variedade de elementos que o samba reúne, ao se multiplicar em mais de duas dezenas de subgêneros. Assim, o trabalho contempla o panorama histórico do samba urbano carioca, do seu surgimento em fins do século XIX até os dias de hoje, destacando a perspectiva do ouvinte e fornecendo ferramentas ao leitor para que aprofunde sua experiência de escuta”, define Luís Filipe de Lima.

 Para Ouvir o Samba: Um Século de Sons e Ideias

Autor: Luís Filipe de Lima. Prefácio: Nei Lopes

Edições Funarte

320 páginas. Tamanho: 16 x 23

ISBN 978-65-5845-005-4

Preço: R$ 40

Obra disponível para aquisição, em todo o Brasil, por meio da Livraria Mário de Andrade (Funarte) – contato: livraria@funarte.gov.br

Acesse aqui a playlist de sambas utilizada para o livro:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLxGk9lg3xMXEHmKeNBbhyGURcglS–JGZ

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Julia Ourique
Assessora de imprensa – Equipe CCOM Funarte
WhatsApp: +55 (24) 99224-2473

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*