Impermanência, frases, et cetera

 

Impermanência, frases, et cetera

Sou apreciador e colecionador de frases bem pensadas, inspiradas e inspiradoras. Estimuladoras de reflexões sobre a realidade em que vivemos, sobretudo se ela tem a ver diretamente comigo.
Vivemos num mundo globalizado, interconectado, a chamada “aldeia global”, termo cunhado por Marshall McLuhan nos anos sessenta. Então, de alguma forma tudo nos afeta. Se não interfere diretamente em nossas vidas, mexe com nossas emoções e nos faz pensar. Pode mudar até nossa visão de mundo, o que não é pouco.
A vIda se apresenta cada vez mais “caleidoscópica”, cambiante. O tempo parece acelerar-se e com ele os acontecimentos. A própria noção de espaço/tempo começa a ficar estranha e a Física Quântica deve ter algo a dizer a respeito. Onde estamos e em que momento?
Uma realidade estonteante nos deixa cada vez mais aturdido. No meio desse turbilhão de incertezas, como ficam as nossas verdades absolutas, formadas por conceitos, ideias e dogmas que nos fazem sentir seguros? Alan Watts, décadas atrás já escrevia no seu livro “A Sabedoria da Insegurança” que “à medida que os anos passam tem-se a impressão de que há cada vez menos rochas em que se possa agarrar, menos coisas que se possam considerar absolutamente certas e definitivas”. Em um outro ponto de sua obra ele ainda escreve: “Pela lei do esforço reverso descobre-se “o infinito” e “o absoluto” , não pela tentação de fugir ao mundo finito e relativo, mas pela completa aceitação de suas limitações”.
Bem, para finalizar estas linhas, me apraz revelar que elas foram inspiradas numa frase do poeta Eduardo Waack, de quem, aliás, nunca ouvira falar : “Viver é um constante exercício de impermanência”.

Por Gilberto Silos

Sobre Gilberto Silos 192 Artigos
Gilberto Silos, natural de São José do Rio Pardo - SP, é autodidata, poeta e escritor. Participou de algumas antologias e foi colunista de alguns jornais de São José dos Campos, cidade onde reside. Comentarista da Rádio TV Imprensa. Ativista ambiental e em defesa dos direitos da criança e do idoso. Apaixonado por música, literatura, cinema e esoterismo. Tem filhas e netos. Já plantou muitas árvores, mas está devendo o livro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*