Impressões de Viagem – Bichos pelo Caminho

Numa dessas paradas pelo caminho…uma parada para descanso em meio a rodovias tortuosas, deparamos, eu e meus companheiros de viagem, com figuras muito interessantes:  um touro, um camelo, uma girafa, um elefante, um tigre, uma enorme Nossa Senhora Aparecida e um São Sebastião, com aquelas flechas no peito.

Fotos: Elizabeth de Souza
Fotos: Elizabeth de Souza

 

Na beira do caminho, apreciar uma arte monumental, encanta qualquer transeunte. Por alguns momentos, ficamos extasiados diante de algo tão incomum. As figuras ali estáticas e mudas em contraste com o movimento barulhento da Rodovia Negrão.

Fotos: Elizabeth de Souza
Fotos: Elizabeth de Souza
Fotos: Elizabeth de Souza

Deslumbrados com figuras tão bonitas e bem feitas, ficamos curiosos em saber o porquê de tudo aquilo. Só paramos para tomar café.

A cidade é Sengés, um município do Estado do Paraná.

Elizabeth de Souza

Fotos: Elizabeth de Souza
Fotos: Elizabeth de Souza
Fotos: Elizabeth de Souza
Fotos: Elizabeth de Souza

 

http://www.senges.pr.gov.br/portal/pagina/historia/

Sengés é um município brasileiro do estado do Paraná.

A denominação, foi dada inicialmente à Estação Ferroviária, sendo posteriormente o nome dado ao  município. É uma homenagem ao engenheiro civil dr. Gastão Sengés, responsável pela construção do trecho da Estrada de Ferro que serve à localidade.

História

É antiga a movimentação no atual município de Sengés, que está encravado no eixo central do antigo Caminho de Sorocaba, por onde se conduzia o gado rio-grandense, proveniente de Viamão até a feira de Sorocaba. Ao longo dessa estrada dezenas de importantes cidades foram fundadas, a partir de sua efetivação em meados do século XVIII.

Em 1893 chegam ao lugar do atual sítio urbano os pioneiros João Camilo Barboza e Manuel Alexandre. Vieram atraídos pela fertilidade do solo e pelas riquezas naturais existentes na região, estabelecendo-se às margens do Rio Jaguaricatu (rio das onças piscoso na língua tupi), onde se dedicaram às lavouras de subsistência e à criação de suínos.

Um fator de extrema importância para a formação do povoado, foi a instalação das primeiras casas de comércio, que permitiram a Joaquim Ferreira Lobo, Nicolau Barbosa e Olímpio Ferreira Lobo, venderem mercadorias aos tropeiros que debandavam do Rio Grande a Sorocaba.

O vilarejo crescia graças a sua posição estratégica. Em 1908, com a inauguração da estação da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, que recebeu a denominação de Sengés, novas levas de moradores afluíram ao lugar, com o fim de se a exploração de imensas reservas de araucárias que cobriam a região. Era o ciclo da madeira, que se posicionou entre o ciclo econômico do mate e do café. Foi efetivamente o período em que se devastaram os pinheirais do Estado do Paraná, o que em nome do progresso acentuado, era permitido.

Em 8 de fevereiro de 1934, através do Decreto Estadual nº 269, foi criado o município, com a denominação de Sengés, com território desmembrado do município de Jaguariaíva, sendo devidamente instalado em 1º de março de 1934, com a posse do prefeito eleito e de todos os vereadores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seng%C3%A9s

29092012

Sobre Elizabeth Souza 419 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*