Krenak – o menino dos braços compridos

Krenak – o menino dos braços compridos

Por George Furlan

Teresa Bendini é genuína expressão da força do feminino. Seu lar é mátrio. Mantém-se conectada com a Pacha Mama. Congrega em si o poder do arreunir, de criar canções e histórias. Atua em sua comunidade e fora dela em espaços como: escolas, bibliotecas, casas de cultura, Sescs. Teresa Cristina Bendini é escritora, taubateana, autora do livro de poemas Amor Em Azul, e dos livros infantis: Poeminha, O Menino Que Entendia de Imensos, A Palavra Mágica e Bi…charada.


Seu mais recente trabalho, Krenak – o menino dos braços compridos, é uma homenagem a Ailton Krenak, ambientalista, filósofo, ativista, vencedor do prêmio Jabuti de 2019, com o livro Ideias Para Se Adiar O Fim Do Mundo que é, segundo Teresa, um livro de leitura obrigatória.
A obra de Teresa conta a vida do curumim que se aventura, abraçando e curando a oca-mundo. Seus braços crescem tanto que entram em contato com as estrelas que o abençoam. Na África, ele ouve a voz das mulheres dentro das árvores, que lhe diz:
– “Aqui começou a primeira história, porém lembre-se: elas são como sementes. Colha só aquelas que não irão prejudicar o seu mundo”.
Krenak não quis pegar as sementes ruins. Ele sabia a história dos navios negreiros, a história das guerras entre os povos, a história dos elefantes que ainda eram mortos pelo seu marfim. Ele não pegou as sementes que fariam germinar a violência. Não pegou as histórias que falavam das riquezas dos homens. E de como elas se construíram. E elas foram responsáveis pelas escolhas erradas, mas seus braços já sabia discernir.”
O livro evoca a sabedoria ancestral e faz compreender as sementes ruins das riquezas concentradas e dos tristes frutos que a humanidade tem colhido atualmente. Foi concebido dentro deste período de pandemia, num contexto de muito sofrimento. Esse sofrimento no irmana, diz a autora, e que seja o motivo para unirmo-nos. Krenak – o menino dos braços compridos é um convite a darmos as mãos para, juntos, abraçarmos a Terra e construirmos uma nova realidade. Sem fronteiras, de enormes braços abertos e com asas, o livro cumpre sua missão de estender essas ideias de respeito à vida e união, para a sociedade contemporânea, a oca-mundo.
As ilustrações transportam para um outo universo, colorido e onírico. Carolina Latorre, artista colombiana, a ilustradora, também foi responsável pelo trabalho de diagramação da obra. Ela nos conta:
“Pesquisei as paisagens donde vivia a personagem. Me coloquei no lugar da personagem para saber o que a entristece o que lhe dá alegria… A cor da personagem fora escolhida porque acredito que é uma cor diversa. Cada um é um krenak e possui em si o poder de contribuir na reconstrução do planeta.
O livro começa com uma paisagem de destruição, pesadelo, e com a reclusão do curumim, triste. Conforme a personagem se move, no sentido de abraçar o mundo, tudo se reverdece. É disso que se trata Krenak – o menino dos braços compridos, de abraçar o que nos cerca e a nós mesmos, de curar.

Para adquirir o livro basta entrar em contato com a

Editora e Livraria Letra Selvagem, localizada à Rua Conego de Almeida, 113 – Centro – Taubaté (SP). CEP: 12.080-260.
Telefone: (12) 3426-8783. Whatsapp: (12) 992033836.
Email: letraselvagem@uol.com.br, ditoraelivrarialetraselvagem@gmail.com. Ou com a autora: https://www.instagram.com/teresacristinabendini

 

5 Comentários

  1. Olá amigos queridos da Entrementes, a vinda de vocês em minha casa foi um presente precioso para mim. A matéria ficou irradiante. George autor do livro “A grande Festa no Céu”, do Iukeri menino, uma releitura do conto popular mais famoso do país. Adorei!! Agradecida demais por seu trabalho jornalístico. Uma análise muito instigante do meu livro. Agradecida sempre.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*