“Mafalda”​ – RECORDANDO

“Mafalda”​ – RECORDANDO

Por Jorge Hata*

Ela é a personagem principal de uma historia em quadrinhos humorística, foi criada por Quino (Joaquim Salvador Lavado ), é uma menina – nas histórias, sua idade varia entre 6 a 8 anos de idade – é irrequieta, rebelde, pessimista e politizada, vive em um lar de classe média – seu pai trabalha num escritório e sua mãe é dona de casa, tem por hábito analisar criticamente a realidade política, econômica e social de seu país e do resto do mundo, gosta das músicas dos Beatles, não gosta de tomar a sopa que sua mãe prepara com frequência, recusa-se a aceitar o mundo tal como ele é, está sempre fazendo perguntas embaraçosas a seus pais e é sem dúvida, uma das figuras mais conhecidas dos quadrinhos argentinos. Ela é Mafalda.

As primeiras histórias de Mafalda apareceram em “Primavera Plana”, um semanário de atualidades, no final de setembro de 1.965, quando Quino já era considerado um dos mais importantes desenhistas humorísticos da Argentina. Nessas primeiras histórias, estavam presentes somente Mafalda e seus pais, cujos nomes nunca foram revelados. Com o tempo, porém, novos personagens quase todos da mesma idade de Mafalda, começaram surgir nas histórias: – Felipe, o idealista, Susanita, alienada, que sonha apenas em se casar e de se tornar dona de casa e mãe, Manolito, o futuro homem de negócios – curiosamente, ele é o mais obtuso do grupo – Miguelito, o convencional, Guille, o irmão mais novo de Quino, “um reflexo da verdadeira dimensão que a liberdade tem dentro da sociedade”.

As histórias de Mafalda, contadas em mais de 2 mil tiras foram realizadas entre Setembro de 1.964 e Junho de 1.973. Apareceram originalmente no Jornal El Mundo e nas revistas Primeira Plana e Siete Dias Ilustrados e, em sua maioria, publicados pela livraria Martins Fontes Editora, de São Paulo. Apesar do título “Toda Mafalda “, nele estão faltando as primeiras e as últimas tiras da personagem, que somente fora coligadas no Álbum, Inédita, também editado pela Martins Fontes.

*JORGE HATA
HISTORIADOR E COLUNISTA na HATA QUADRINHOS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*